A utilização de indicadores, como Balanço Patrimonial (BP) e Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), são importantes para fazer uma análise da gestão da empresa. Quanto mais próximos da real situação do negócio, mais subsídios haverá para tomada de decisão mais certeira para resolver situações indelicadas. Com base no enunciado e no livro, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas.
I – O BP permite fazer uma análise de valores comprometidos em pagamentos de contas, valores a receber e os investimentos que são contabilizados como parte do imobilizado da empresa.
II – O encerramento do período de análise do BP deve ser anual porque permite u ma visão global do ocorrido com a empresa, devendo ser aplicado para diversos tipos de organizações.
III – O DRE se torna importante para analisar a composição de custos e lucro, fundamental para saber o que pode ser alterado para proporcionar lucro a empresa.
IV – Um custo é diferente de uma despesa e a diferenciação é importante para estruturar o DRE.
As afirmações I, ll, lll e IV são, respectivamente:
a) V, V, V, V.
b) V, V, F, F.
c) V, F, V, F.
d) F, F, F, F.
e) F, V, F, V.
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
A alternativa correta é a letra: A.
Vejamos por que:
I – VERDADEIRA. Pois o imobilizado constitui um investimento que a empresa realiza, já que os bens são utilizados para uso no processo produtivo da entidade. O imobilizado da empresa ica localizado no Ativo Não Circulante, que divide-se em: Realizável a Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível, possuindo grupo específico para cada conta.
II – VERDADEIRA. De acordo com a Lei das Sociedades Anonimas (SAs) o Balanço Patrimonial deve ser publicado anualmente pela empresa. Alterações podem advir do regime tributário escolhido pela empresa, porém, a Lei das S.As é que rege as organizações.
III – VERDADEIRA. Pois análise da DRE, principalmente nos gastos da empresa (custos de produção diretos e indiretos, assim como as despesas geras) permitem ao gestor avaliar quais gastos podem ser reduzidos, terceirizados, ou cortados das atividades da empresa. Assim, pode-se avaliar o impacto que os gastos da empresa estão gerando no seu lucro.
IV – VERDADEIRA. No tocante as despesas ou custos gerais da empresa nem tanto, pois essa diferenciação possui aspecto mais útil para fins gerenciais. Porém, caso o CMV (Custo da Mercadoria Vendida) não seja corretamente separado e identificado, pode haver erro no cálculo do lucro bruto.
Abraços,
Resposta: A resposta é letra A não é? Todas estão corretas segundo o Livro de empreendedorismo. Alguém pode confirmar Por Favor?
Explicação: