Filosofia, perguntado por amandasantos1519, 1 ano atrás

A utilização de fantasia pelo sistema de crença que reafirma o capitalismo ocorre a partir do consenso popular que é realizado por meio da conquista, pelos assalariados, de bens simbólicos, de expectativas e de interesses. Assim sendo, o sistema de crença no consumo não opera sobre programas concretos e imediatos, mas sim a partir de imagens criadas pela publicidade e pela propaganda, que são fomentadas exclusivamente pela base econômica da sociedade; daí a permanente busca de realização econômica como sinônimo de todas as outras realizações ou satisfações. Por isso é que nos roteiros de cenas a comunicação sempre espelha a positividade. Não há dor, nem crueldade, nem conflito, nem injustiça, nem infelicidade, nem miséria. A seleção e associação de signos são trabalhadas para nem de longe sugerir dúvidas no sistema de crença no consumo. O jovem rebelde é bonito, forte, penteado e vestido com grife divulgada; o belo casal transpira boas expectativas de vida no calor do forno de micro-ondas ou na certeza de um seguro de vida ou mediante uma assistência médica eficiente; uma supercriança lambe nos superdedos a margarina de uma família feliz. (Solange Bigal. O que é criação publicitária ou (O estético na publicidade), 1999. Adaptado.) De acordo com o texto, no universo publicitário, a estética exerce sobretudo o papel de (A) denunciar as condições opressivas de vida existentes no capitalismo. (B) criticar os mecanismos de sedução exercidos pela indústria cultural. (C) veicular imagens de caráter ideológico manipuladoras do desejo. (D) efetivar processos formadores do senso crítico sobre a realidade. (E) questionar os estereótipos hegemônicos na sociedade de classes.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
127
Olá,

Alternativa correta: C) veicular imagens de caráter ideológico manipuladoras do desejo.

Ao analisar o texto, pode-se perceber que o autor crê que as fantasias, que são os bens e recursos desejados, são os meios pelos quais o capitalismo estabelece o seu ciclo.

A cada nova conquista, o indivíduo deverá conseguir outra melhor. Por exemplo, se você compra um carro popular, sua satisfação não durará muito, pois rapidamente, o modelo ficará ultrapassado ou você será impelido por propagandas e fantasias de que é preciso comprar um carro ainda melhor para ser bem visto, para ter melhores relacionamentos, para se sentir aventureiro, etc...

Essas fantasias colocam os bens de consumo como instrumentos da realização pessoal.


Espero ter ajudado!
Respondido por granatonatalia
55

Resposta:

veicular imagens de caráter ideológico manipuladoras do desejo.

Explicação:

A ideologia burguesa convence as pessoas que temos que aceitar a posição social que nascemos, não importa o quanto somos explorados, devemos trabalhar para o bom funcionamento da sociedade.

Perguntas interessantes