Pedagogia, perguntado por adrianakloster8, 6 meses atrás

A utilização das TIC na escola refletem, principalmente, a mudança da lógica de transmissão do conhecimento para a da construção coletiva do conhecimento por parte dos professores. Nesse contexto, todos são ora aprendizes ora quem ensina. Uma das maneiras de fomentar esta "inversão" de papéis na escola é a utilização de jogos educativos. Estes, além de proporcionar uma aprendizagem mais lúdica, pode desenvolver habilidades de raciocínio lógico, estratégia, criatividade etc. Porém, é necessário ter consciência de que a classificação de um jogo, como educativo, se dá pela utilização que se faz deste, tendo em mente qual objetivo se pretende atingir.

Imagine, então, que você é professor de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, que está com dificuldades de aprendizagem na área da Matemática. Os alunos estão desmotivados, e, como alternativa, você decide levá-los ao laboratório de informática da escola para que eles joguem o jogo O Lobo e a Ovelha.

Descrição da imagem não disponível
De acordo com os seus conhecimentos, escreva um texto que explique cada um dos pontos a seguir:

1. Qual conteúdo de matemática poderá ser trabalhado?
2. Que objetivos de aprendizagem podem ser alcançados com ele?
3. Por que a escolha deste jogo se justifica?

Soluções para a tarefa

Respondido por avedirramalho
24

Resposta:

O aluno deverá explicar os pontos, conforme exemplo:

O conteúdo trabalhado será o de raciocínio lógico, capacidade de observação e abstração para solução de problemas.

Dessa forma, os objetivos de aprendizagem que podem ser alcançados referem-se ao treino da capacidade de interpretação, observação, raciocínio lógico e abstração para solução de problemas.

A escolha deste jogo se justifica pelo entendimento de que a dificuldade em matemática passa, também, pela dificuldade de interpretação de enunciados e pelo não desenvolvimento da habilidade de raciocínio lógico para abstração dos conteúdos da matemática.

Explicação:

Perguntas interessantes