Geografia, perguntado por millenaccj, 7 meses atrás

A usina hidrelétrica de Belo Monte, construída no Rio Xingu, um dos principais afluentes da Bacia Amazônica, desde seu projeto inicial, era considerada bastante polêmica por conta da quantidade de pontos negativos que permeavam ao seu redor, entretanto, apesar de todas essas questões, a usina foi construída. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um destes pontos negativos em relação à construção da usina.
A) O início de uma competição interna entre a usina em questão e a de Itaipu, visto que, em termos energéticos, apenas Itaipu já supriria a demanda nacional, não sendo necessária a construção de uma nova usina.
B) A construção da usina alagaria grandes porções do território para formação de sua represa, entre elas, áreas de tribos indígenas que tem grande identidade com os locais onde estão situadas, além da grande devastação do bioma e do fato de que a usina poderia não atingir o potencial elétrico estabelecido por seus idealizadores, que não levaram em conta os momentos de baixa vazão do rio.
C) Envolve questões diplomáticas com países vizinhos por conta da disputa das águas do rio Xingu, uma vez que o rio apresenta nascentes em outros países e isso lhes daria o direito de usufruir da energia produzida por Belo Monte.
D) Além de questões políticas, a construção da Usina elevaria o interesse de outros países, como dos Estados Unidos, em controlar a região amazônica, o que ampliaria a devastação já muito acentuada na região.

Soluções para a tarefa

Respondido por leomarneto
1

Resposta:

Alternativa B) A construção da usina alagaria grandes porções do território para formação de sua represa, entre elas, áreas de tribos indígenas que tem grande identidade com os locais onde estão situadas, além da grande devastação do bioma e do fato de que a usina poderia não atingir o potencial elétrico estabelecido por seus idealizadores, que não levaram em conta os momentos de baixa vazão do rio.

Explicação:

dá uma nota aí

Perguntas interessantes