ENEM, perguntado por gleiciane3164, 1 ano atrás

A urbanização no Brasil registrou marco histórico na década de 1970, quando o número de pessoas que viviam nas cidades ultrapassou o número daquelas que viviam no campo. No início deste século, em 2000, segundo dados do IBGE, mais de 80% da população brasileira já era urbana. Considerando essas informações, estabeleça a relação entre as charges: Com base nas informações dadas e na relação proposta entre essas charges, é correto afirmar que: A. a primeira charge é falsa e a segunda é verdadeira. B. a primeira charge é verdadeira e a segunda é falsa. C. as duas charges são falsas. D. as duas charges são verdadeiras e a segunda explica a primeira. E. as duas charges são verdadeiras e a segunda não explica a primeira.

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
189

Oi, amigo(a)!

Trata-se de uma questão presente na Prova do Enade aplicada em 2009.

Na primeira charge, podemos verificar que há uma enxada abandonada no chão de uma roça ou fazenda e uma grande área de terra para ser explorada. Na verdade, esta imagem representa o fenômeno conhecido como êxodo rural, onde as pessoas deixam os seus lares no campo e vão tentar uma nova vida na cidade.

Por outro lado, na segunda charge, podemos verificar que ocorre o fenômeno da superpopulação ou superpovoamento das cidades. Ainda, na parte de cima da segunda charge, é possível perceber a  escrita "inchadas paradas", que é uma espécie de crítica ao êxodo rural (um dos causadores do superpovoamento).


Gabarito:

"E. as duas charges são verdadeiras e a segunda não explica a primeira".


Espero ter contribuído.


isahmilkovm1iv: RESPOSTA CORRETA: as duas charges são verdadeiras e a segunda explica a primeira". (CORRIGIDO PELO DESAFIO NOTA MÁXIMA)
Respondido por gabrielatimbiracc
102

Resposta:as duas charges são verdadeiras e a segunda explica a primeira"

Explicação: por que no campo perceber que há uma falta de Trabalhadores rurais ouve um impacto enorme e a cidade cada dia fica mais crescendo.

Perguntas interessantes