A unificação da Itália e da Alemanha está incluída na - Política das Nacionalidades -, sobre o tema, assinale a opção correta.
A- A unificação da Itália ocorreu, devido ao orgulho nacional, sem ajuda estrangeira
B- A unificação da Alemanha ocorreu com predominância de acertos e discussões dos diplomatas, fazendo-se, pode-se dizer, pacificamente pois não houve guerras.
C- Valendo-se de suas vitórias militares sobre a Áustria, Reino de Piemonte-Sardenha obteve, para a unificação nacional, a região da Lombardia que antes estava anexada a Prússia.
D- A unificação da Alemanha foi liderada pelo Reino da Prússia e planejada habilmente pelo chanceler Otto Von Bismarck.
2ª
A revolução liberal de 1848, na França, culminou com:
A- a derrota de Napoleão Bonaparte frente as coalizões formadas por forças europeias.
B- a eleição do General Cavaignac para presidente
C- o retorno da França à monarquia absolutista.
D- a eleição de Luís Napoleão para governar a França.
E-
3ª
3) A industrialização acelerada de diversos países, ao longo do século XIX, alterou o equilíbrio e a dinâmica das relações internacionais. Com a Segunda Revolução Industrial emergiu o Imperialismo, cuja característica marcante foi o(a):
A- substituição das intervenções militares pelo uso da diplomacia internacional.
B- busca por matérias-primas e mercados consumidores para os produtos dos países industrializados.
C- manutenção da autonomia administrativa e dos governos nativos nas áreas conquistadas.
D- transferência de tecnologia, estimulada por uma política não intervencionista.
4ª
4) A política imperialista consistia na busca, principalmente, de novos mercados consumidores para os países industrializados e foi assim que vários países da África e da Ásia sofreram com a prática da neocolonização nos séculos XIX e XX. Portanto, sobre a justificativa construída pelas potências europeias para invadir as nações do continente africano e asiático é correto dizer que:
A- As potências europeias justificavam a invasão nos países periféricos afirmando que essa ação contribuiria para o desenvolvimento industrial e que incentivaria a adoção de um regime socialista nos países asiáticos.
B- As principais alegações utilizadas na prática do Imperialismo foram as teorias darwinistas que defendiam a superioridade cultural dos países europeus, sendo eles os países que levariam o progresso e o desenvolvimento social para os países da África e da Ásia através da missão civilizadora.
C- Uma das justificativas era que os europeus aprenderiam técnicas industriais com os africanos e asiáticos, o que acarretaria no desenvolvimento econômico e científico dos países desenvolvidos.
D- O fardo do homem branco era uma das legitimações europeias durante a política imperialista. Esse fardo consistia numa missão que contribuiria para o desenvolvimento industrial dos países africanos e asiáticos, gerando assim o crescimento da burguesia local, fazendo com que os países não desenvolvidos tivessem suas próprias indústrias.
5ª
5) Leia o excerto e responda:
...uma Constituição não é outra coisa que a ata do Pacto Social que fazem entre si os homens, quando se juntam e associam para viver em reunião ou sociedade.
(Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo Caneca. Citado por Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota in História do Brasil: uma interpretação)
As palavras do Frei Caneca foram proferidas a propósito de crítica ao modelo autocrático imperial de Pedro I. Assinale a alternativa que apresente a revolução republicana e separatista que eclodiu no Nordeste, ocorrida contra o governo de Pedro I:
A- Revolução Pernambucana de 1817;
B- Cabanagem;
C- Balaiada;
D- Confederação do Equador.
Soluções para a tarefa
Resposta:
cara precisamos do texto se tiver um mande por favor
As perguntas tratam de importantes aspectos da unificação da Itália e das revoluções Industriais, Primavera dos Povos e a confederação do Equador, que trata-se de eventos que mudaram a ordem da sociedade, em que estava inserida.
De modo que os gabaritos das questões encontram-se respectivamente:
- 1 - D
- 2 - D
- 3 - B
- 4 - B
- 5 - D
Unificação da Alemanha
A unificação da Prússia foi liderada pelo chanceler Otto Von Bismarck, que foi responsável pela industrialização e fortalecimento do exército. O processo ocorreu entre 1828 e 1888 e após três guerras, a Alemanha tornou- se um Estado Nacional. Portanto, o gabarito da questão se encontra na letra D.
Primavera dos Povos
A revolução de 1848, também conhecida como Primavera dos Povos, foi uma série de conflitos que espalhou ideias liberais por toda a França e também pela Europa. A revolução teve início nos grandes centros urbanos. Como consequência derrubou a monarquia e instaurou a Segunda República Francesa liderada por Napoleão III.
Logo, o gabarito da questão encontra-se na letra D.
Revolução Industrial
A segunda revolução Industrial, trouxe inúmeras mudanças para a sociedade, as indústrias que passaram a usar mais combustíveis fósseis, como o petróleo, além disso, havia a busca por mais mercados consumidores.
Tudo isso, fez com que os países Europeus, buscassem matérias primas e mercado consumidor em países da África, isso levou a um processo de neocolonialismo. Portanto, o gabarito da questão encontra-se na letra B.
Fardo do Homem Branco
Os países Europeus buscavam novos mercados consumidores e matérias primas para suas indústrias, para justificar a tomada de países do continente Africano, surgiu teorias que defendiam a superioridade do homem branco, o qual teria como “fardo” levar a civilização e o progresso para esses países.
Logo, o gabarito da questão encontra-se na letra B.
Confederação do Equador
Os grupos envolvidos na confederação eram as camadas populares da região nordeste do Brasil, eles pretendiam emancipar a região do Império Brasileiro que contava com o apoio da elite agrária.
O movimento foi liderado por Manuel de Carvalho e Frei Caneca. A revolta foi sufocada pelo governo que assassinou os líderes desse modo colocando fim a revolta.
Portanto, o gabarito da questão se encontra na letra D.
Leia mais sobre Neocolonialismo em: https://brainly.com.br/tarefa/1857500#
#SPJ2