História, perguntado por taynara422, 10 meses atrás

A unificação da Gália deu-se sob o controle de:

A) Clóvis, da dinastia Merovingia.

B)Carlos Magno, da dinastia Carolingia.

C) Carlos Magno, iniciador da dinastia Merovingia.

D) Carlos Martel, da dinastia capetingia.

E) Felipe, o belo, da dinastia Carolingia

Soluções para a tarefa

Respondido por arthu006
16

Resposta: Clóvis, da dinastia merovíngia.  Clóvis I (ou Clodoveu I, também Chlodowech ou Chlodwig, em francês moderno: Louis, em neerlandês moderno: Lodewijk, em alemão: Ludwig) (c. 466 — 27 de novembro de 511) foi o primeiro rei dos Francos a unir todas as tribos francas sob um único governante, alterando a forma de liderança de um grupo de chefes tribais para um governo de um único rei e assegurando que o reinado era passado para os seus herdeiros. Ele é considerado o fundador da França (que seu estado lembra geograficamente aquando de sua morte) e da Dinastia merovíngia que governou os Francos durante os dois séculos seguintes. Foi ainda o primeiro bárbaro a se tornar católico após a queda do Império Romano do Ocidente.

Clovis era filho de Quilderico I, um rei merovíngio dos francos sálios, uma das várias tribos francas que ocupava a região a oeste do baixo Reno, com centro em torno de Tournai e Cambrai, ao longo da moderna fronteira entre a França e a Bélgica, numa área conhecida como Toxândria, e de Basina da Turíngia, e sucedeu a seu pai em 481, com a idade de quinze anos. Ele conquistou o resto da trindade-tampão (Reino de Soissons) do Império Romano do Ocidente na Batalha de Soissons (486), e por sua morte, em 511, ele havia conquistado grande parte das regiões norte e oeste do que tinha sido anteriormente a Gália Romana. Ele conquistou as outras tribos francas vizinhas e se estabeleceu como único rei antes de sua morte.

Clóvis é importante na historiografia da França como "o primeiro rei de o que se tornaria a França". Seu nome, um nome germânico composto dos elementos hlod "fama" e wig "combate", é a origem do posterior nome próprio francês Louis, dado a 18 reis da França.

Converteu-se ao catolicismo, em oposição ao arianismo comum entre os povos germânicos, por estímulo de sua esposa, Clotilde da Borgonha. Este ato foi de imensa importância na história subsequente da Europa.

Respondido por tgoncalves062
13

Resposta:

Alternativa "A".

Explicação:

Clóvis da dinastia Merovingia ,  através de campanhas militares vitoriosas, conquistou, a Gália, regiões ocupadas por outros povos bárbaros, anexando-as ao seu vasto território.

Perguntas interessantes