A unidade motora é formada por um neurônio motor e todas as fibras musculares esqueléticas que este estimula. É na unidade motora que existe a junção neuromuscular, que possibilita a comunicação entre neurônios e músculos. Disserte sobre a junção neuromuscular.
Soluções para a tarefa
A junção neuromuscular é a conexão entre um neurônio motor e a célula muscular. Contém uma área de contato entre o terminal do neurônio e a membrana plasmática da célula muscular.
Características da junção neuromuscular:
A função da junção neuromuscular é permitir a transmissão de sinais do sistema nervoso para os músculos, para que então eles sejam contraídos. Sem a junção neuromuscular, o sistema nervoso seria incapaz de se comunicar com os músculos e, consequentemente, de controlar o movimento.
As junções neuromusculares são caracterizadas por possuírem uma placa motora que fica situada entre um neurônio e uma fibra muscular. A placa motora é uma série de pontos de conexão entre as fibras musculares e os neurônios, onde a transmissão de sinais nervosos do cérebro para a contração das fibras musculares é permitida.
Além disso, é uma estrutura localizada entre a fibrilha terminal de um axônio e a membrana plasmática de uma fibra muscular. Quando ocorre a estimulação elétrica, ocorre a liberação de neurotransmissor que vai até o músculo, e provoca a contração. Esse neurotransmissor é a acetilcolina. A acetilcolina se liga ao receptor e ao ligar, acontece uma depolarização da membrana plasmática, que é a liberação de cálcio e que provoca a contração muscular.
Em caso de acidente que atinge o sistema nervoso e causa a paralisia muscular, o paciente precisa fazer fisioterapia para recuperar a junção neuromuscular, para que possa recuperar a capacidade de movimentar aquele músculo.
Quer saber mais sobre a Junção Neuromuscular? Veja em: https://brainly.com.br/tarefa/48274293
#SPJ1