“A unidade de treino (UT) é a materialização da sessão de treino prevista no microciclo, idealizado de forma a contemplar os seus objetivos específicos. Desta forma visa, na maioria das situações, operacionalizar a ideia de preparar o melhor possível os atletas tendo em linha de conta os constrangimentos contextuais da equipa”(RESENDE, 2018).
RESENDE, R. Filosofia do Treinador e sua Implementação com Eficácia. Journal of Sport Pedagogy and Research, v. 4, n. 3, p. 51-59, 2018.
Considerando o texto supracitado e o livro de Resende (2018), sobre a planificação da unidade de treino (UT), analise as afirmações a seguir:
I. A construção e planificação da UT é pessoal e não existem métodos prontos a serem seguidos.
II. A UT deve servir a filosofia do treinador e comissão técnica, corporizando-se na sua ação e relação prática com os atletas.
III. A construção e planificação de uma UT pode ser realizada por meio de recortes de livros com exercícios prontos.
IV. Uma boa UT caracteriza-se pela sua polivalência, podendo esta ser aplicada de forma integral em diferentes faixas-etárias e contextos competitivos.
V. A UT é composta também, mas não só, pela descrição/organização (desenho) das tarefas, pela estipulação do tempo destinado para as atividades e definição de objetivos específicos para cada exercício.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Acredito ser a alternativa 2) I. II. IV
Explicação: Uma UT depende das condições do espaço, dos jogadores e de cada treinador, depois de avalia, planeja os exercícios e a metodologia dos treinos
Resposta: I, II e V apenas.
Explicação: Livro INICIAÇÃO ESPORTIVA paginas 158 e 159
Será importante salientar que a UT que se sugere pretende ser um exemplo e consideramos que a construção e planificação da UT é pessoal, deve por isso servir a filosofia do treinador corporizando-se na sua ação e relação prática com os atletas.
Por outro lado, tendo o cuidado de delinear exercícios que sejam competitivos e fazendo uso permanente dos critérios de sucesso, faz com que o atleta se foque de forma consistente em elevar a sua performance.
A segunda parte representa o desenho da sessão de treino propriamente dito, em que se contempla o tempo destinado às tarefas (T); os objetivos específicos de cada exercício que permitem orientar e direcionar as intenções de cada prática; a descrição e organização (desenho) das tarefas em que devem ser colocados as Componentes Críticas que constituirão o rumo da comunicação a ser efetuada pelo treinador.