A única alternativa que possui uma oração subordinada adjetiva explicativa é: *
A)Gosto de ouvir os pássaros a cantar de tarde.
B)Este é o cão treinado pelo meu filho.
C)As crianças que brincam ao ar livre são mais felizes.
D)Os cães, que são animais domésticos, necessitam de muitos cuidados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D
Explicação:
As orações adjetivas se referem a algum núcleo substantivo (neste caso, "os cães"), e podem representar para ele uma RESTRIÇÃO de um conjunto de seres, ou uma EXPLICAÇÃO desses seres, sem "restringir" este núcleo a um grupo menor e mais específico.
Veja o item "C", em que aparece um caso típico de oração adjetiva restritiva, e não explicativa: ocorre uma ideia principal de que "As crianças ... são mais felizes", mas a afirmativa não se refere a quaisquer crianças... Há uma RESTRIÇÃO das crianças sobre as quais está se expressando que são mais felizes, e são as "que brincam ao ar livre". Logo, temos uma oração principal, "As crianças são mais felizes", e ela é principal porque não depende da outra oração ("que brincam ao ar livre") para fazer sentdo, ou seja, esta outra oração pode ser retirada do enunciado, e o que sobrou, a oração principal ("As crianças são mais felizes"), ainda fará sentido. Por outro lado, esta oração que pode ser retirada ("que brincam ao ar livre"), é uma oração SUBORDINADA, ou seja, ela só faz sentido se estiver junto à oração principal, pois apenas ela, isoladamente, não faria sentido. Ninguém falaria apenas "que brincam ao ar livre", pois ninguém saberia do que se está falando, sem a oração principal.
Veja então, voltando ao raciocínio principal, que a oração subordinada "que brincam ao ar livre" é subordinada à oração principal ("As crianças ... são mais felizes"), mais especificamente, é subordinada ao termo "As crianças" (sujeito da oração principal), e serve de adjetivo a este termo, e mais ainda, RESTRINGE a ideia expressa por este term, ou seja, não se está falando de um grupo geral de criança, mas APENAS daquelas "que brincam ao ar livre".
Se a frase fosse "As crianças, que são os adultos do futuro, são mais felizes." a nova oração ali substituída ("que são os adultos do futuro") não representaria uma restrição do conjunto de crianças, mas apenas uma explicação, uma informação que EXPLICA que crianças são futuros adultos, e neste caso a oração "que são os adultos do futuro" seria uma oração adjetiva EXPLICATIVA, pois não restringiria o termo a que se refere (as crianças), apenas o explicaria.
Finalmente, no caso a escolher como resposta, D, o termo "Os cães", não está tampouco sendo restrito pela oração adjetiva que se refere a ele ("que são animais domésticos"). Neste caso, esta oração adjetiva só se limita a explicar que os cães são animais domésticos, e são TODOS os cães que são animais domésticos, logo não está presente uma ideia de restringir a afirmação principal ("necessitam de cuidado") apenas a um universo menor de cães, pois TODOS os cães são domésticos.
E como se trata de oração EXPLICATIVA, ela deve vir separada por uma vírgula antes, e uma depois dela, pois ela, se for bem enunciada, deverá ter uma pausa respiratória antes e depois, representada então pelo par de vírgulas.