- A única alternativa que apresenta personalidades e/ou obras do movimento modernista é: *
10 pontos
a) Anita Malfatti; Mário de Andrade; Memórias Póstumas de Brás Cubas
b) Monteiro Lobato; Oswald de Andrade; Abaporu
c) Di Cavalcanti; Heitor Villa-Lobos; Macunaíma
d) Menotti del Picchia; Euclides da Cunha; A Moreninha
e) Tarsila do Amaral; José de Alencar; Navio Negreiro
Soluções para a tarefa
QUESTÃO C
c)Di Cavalcante; Heitor Villa-Lobos; Macunaíma
Apenas a alternativa C apresenta personalidades e obras relacionadas ao movimento modernista brasileiro.
Emiliano Di Cavalcanti foi um pintor modernista brasileiro, Heitor Villa-Lobos foi um compositor do modernismo brasileiro, e Macunaíma é a obra literária mais conhecida do escritor modernista Mário de Andrade, publicada em 1928.
Identificando obras e artistas do modernismo brasileiro
A) Incorreto. Anita Malfatti foi uma pintora modernista, e Mário de Andrade um escritor modernista. Entretanto, o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis foi publicado cerca de cinco décadas antes do movimento modernista.
B) Incorreto. O escritor Monteiro Lobato, além de não ser modernista, foi um dos principais críticos do movimento, na época. Oswald de Andrade, este sim foi um escritor modernista, e a obra Abaporu, de Tarsila do Amaral, faz parte do acervo do modernismo brasileiro.
C) Correto. Todos os nomes citados são intimamente relacionados com o movimento modernista.
D) Incorreto. Menotti del Picchia foi, sim, um escritor que fez parte da geração modernista surgida com a Semana de Arte Moderna de 1922. Euclides da Cunha foi um escritor, sociólogo e jornalista, falecido antes mesmo de o movimento modernista brasileiro ter iniciado. Porém, A Monerinha é um romance escrito por Joaquim Manuel de Macedo, publicado em 1844 e pertencente ao gênero do romantismo.
E) Incorreto. Tarsila do Amaral é, sim, um dos nomes mais famosos do movimento modernista brasileiro. Entretanto, José de Alencar foi um notável escritor do movimento conhecido como romantismo brasileiro, e Navio Negreiro é um poema do escritor Castro Alves, publicado em 1870, décadas antes do período modernista.
Saiba mais sobre o movimento modernista em https://brainly.com.br/tarefa/29640298
#SPJ2