a união soviética era composta de 15 republicas e dentro delas havia inúmeras nacionalidades. aponte fatores que levaram à dissolução da união soviética .
Soluções para a tarefa
A falta de controle nas finanças levou a entrarem em crise, fato evidenciado em 1970 com a falta de alimentos que sofreu.
Nas tentativas de se reerguer e manter as aparências, desenvolveu e implementou uma série de estrategias erradas que impulsionaram ainda mais o declínio, mas foi com a invasão no Afeganistão que os tirou definitivamente da corrida. Os recursos que ainda possuíam estavam dedicados ao setor militar e a capacidade industrial.
Pela população começar a desacreditar no sistema devido as péssimas condições colocadas, ficou resistentes a mudanças para reerguer a competição e a falta de apoio popular foi o tiro final para a fragmentação da União.
OBS: As mudanças apresentadas para a tentativa de levantar a União vieram do líder soviético Mikhail Gorbatchev, que assumiu o poder em 1955 e propôs os projetos: Perestroika ( reestruturação econômica ) e Glasnost ( transferência política ).
Fatores econômicos foram os principais responsáveis pela dissolução da União Soviética, uma vez que o modelo se encontrava insustentável devido às medidas que limitavam o poder produtivo dos integrantes, ao passo que a população demonstrava insatisfação ao não conseguir evoluir, sendo a renúncia de Mikhail Gorbatchov parte da culminância do evento.
A dissolução da União Soviética
Dentre os estados que se tornaram independentes estão Rússia e Ucrânia, sendo a primeira nação uma grande expressão do socialismo, quase um sinônimo do projeto socialista iniciado em suas intermediações.
A União Soviética está em constante análise acerca das perdas econômicas e do totalitarismo oriundo do regime socialista, a exemplo do Holodomor, um evento de intensa fome provocado pelo governo.
Aprenda mais sobre a União Soviética: brainly.com.br/tarefa/373709
#SPJ5