A União Ibérica (1580-1640) caracterizou-se quando Filipe II invadiu Portugal com suas tropas e assumiu a coroa portuguesa, unindo Portugal e Espanha. No contexto da União Ibérica, todas as alternativas estão corretas, exceto a:Requer resposta. Opção única.
(3 Pontos)
Em 1640 terminou o domínio espanhol, através do movimento liderado pelo Duque de Bragança. O duque foi coroado monarca de Portugal, dando início à dinastia de Bragança.
Neste período, o Tratado de Tordesilhas não teve nenhum efeito entre os limites territoriais portugueses e espanhóis na América. Isto favoreceu o avanço português para o interior da colônia.
O principal motivo da União Ibérica foi a tentativa da França de anexar a Espanha ao seu território. A União do exército espanhol com o exército português conseguiu afastar esta ameaça.
Os holandeses invadiram o nordeste neste período e dominaram Pernambuco, pois os espanhóis não estavam permitindo o contato comercial dos batavos com os produtores de açúcar.
Soluções para a tarefa
A resposta é a letra:
D) Os holandeses invadiram o nordeste neste período e dominaram Pernambuco, pois os espanhóis não estavam permitindo o contato comercial dos batavos com os produtores de açúcar.
Não tenho certeza se está certo!
Resposta:
Letra C
Explicação:
A questão pede a alternativa incorreta.
Letra A:
Correta, pois D. João IV, duque de Bragrança, iniciou o processo de guerra e restauração para tomar o poder da Espanha em Portugal e em 1640 ele é coroado.
Letra B:
Correta, pois a "união" entre os países que fizeram o acordo do Tratado de Tordesilhas (Portugal e Espanha) fez esse tratado perder total sentido, visto que teoricamente eles eram unidos.
Letra C:
Incorreta, a União Ibérica foi desencadeada depois da morte de D. Sebastião que não deixou herdeiros. Então essa situação fez surgir uma disputa entre parentes pelo trono.
Letra D:
Correta, durante a América Portuguesa (antes da União Ibérica) os holandeses eram parceiros de Portugal no comércio do açúcar, mas quanto a União Ibérica foi formada os holandeses foram expulsos do território brasileiro, visto que eles eram inimigos da Espanha.