Administração, perguntado por nessinha4635, 1 ano atrás

A União, Estados e Municípios englobam as transações financeiras dos tesouros federal, estadual e municipal. É necessária a adequada gestão dos recursos para que se tenha bons resultados gerando assim superávit. As arrecadações advêm de várias fontes. Sobre estas arrecadações, podem ser consideradas receitas do governo: I. Contribuições a previdência; II. Gastos das empresas publicas e sociedades de economia mista; III. Imposto de renda (IR), IPTU, IPVA; IV. Impostos indiretos que incidem sobre transações com bens e serviços; V. Taxas, multas, pedágios; Assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. Apenas o item II não é considerado receitas do governo. b. Apenas o item IV não é considerado receitas do governo. c. Apenas o item I não é considerado receitas do governo. d. Apenas o item V não é considerado receitas do governo. e. Apenas o item III não é considerado receitas do governo.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
21

Olá!

No caso em questão podemos afirmar que a resposta correta é a letra a, qual seja: a. Apenas o item II não é considerado receitas do governo.

A empresas públicas e sociedade de economia mista consistem em instituições pertencentes a união ou em parte são delas. Podemos aqui citar como exemplo o Banco do Brasil como sociedade de economia mista em que o governo é dono das ação maioritárias e a Caixa Econômica Federal que é uma empresa pública.

O gastos realizados por esse tipo de instituição não compõe receita para o governo, mas pelo contrário, corresponde a dispêndio de verba.

Espero ter ajudado!

Respondido por BiancaBReis
1

Resposta:

a. Apenas o item II não é considerado receitas do governo.

Somente os itens I, III, IV e V estão corretos.

Explicação:

A receita fiscal do governo compreende: Impostos indiretos que incidem sobre transações com bens e serviços, como IPI, ICMS, ISS; Impostos diretos que incidem sobre a renda e a propriedade das pessoas físicas e jurídicas, como imposto de renda (IR), IPTU, IPVA; Contribuições a previdência (INSS) tanto dos empregados quanto dos empregadores; Outras receitas, como taxas, multas e pedágios.  

O item “Gastos das empresas públicas e sociedades de economia mista” não é uma fonte de receita do governo.

Perguntas interessantes