A união de Espanha e Portugal, em 1580, trouxe vantagens para ambos os lados. Portugal era tratado pelos monarcas espanhóis não como uma conquista, mas como um outro reino. Os mercados, as frotas e a prata espanhóis revelaram-se atraentes para a nobreza e para os mercadores portugueses. A Espanha beneficiou-se da aquisição de um porto atlântico de grande importância, acesso ao comércio de especiarias da Índia, comércio com as colônias portuguesas na costa da Africa e contrabando com a colônia do Brasil. a) Segundo o texto, quais foram os benefícios da união ibérica para Portugal e para a Espanha? b) No contexto da União Ibérica, o que foi o sebastianismo?
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
A – Portugal teve benefícios a partir do momento em que ganhou acesso aos mercados, frotas marítimas e exploração da Prata espanhola, enquanto para a Espanha, era possível usufruir do comércio com a Índia, África e ainda a exploração no Brasil.
B – O sebastianismo foi a crença generalizada no retorno de D. Sebastião, rei de Portugal, que desapareceu na guerra contra os mouros. O desaparecimento causou a anexação de Portugal à Espanha, e seu reaparecimento significava a libertação.
Perguntas interessantes
Filosofia,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Química,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás