) “A uma forma e inusitada de pensar, os gregos deram o nome de Filosofia. Essa palavra, atribuída a Pitágoras de Samos, é composta de filo (vinda de philia, amizade) e sofia (sophia, sabedoria), philosophía: amizade pela sabedoria, amor ao saber. Pitágoras de Samos teria dito ser a sabedoria plena privilégio dos deuses, cabendo aos homens apenas desejá-la, amá-la, ser seus amantes ou seus amigos, isto é, filósofos (sophós, sábio).” (CHAUÍ, 2002, p. 15). Chauí (2002) atribuí o nascimento da Filosofia aos gregos. Segundo ela, foi Pitágoras o responsável pela designação que se referia ao “amor pelo saber”, que mudou as bases do pensamento grego na antiguidade. Sobre esse desvelar do pensamento filosófico, podemos dizer que: Alternativas: a) Os mitos marcaram fortemente suas bases, porém houve um rompimento brusco, que culminou no esquecimento das divindades que não mais estiveram presentes na trajetória filosófica. b) Ao apontar a sabedoria como privilégio dos deuses, Pitágoras anulou qualquer contato com a racionalidade, mantendo-se firme no propósito de purificar as almas e servir aos deuses. c) Trata-se da passagem do mito para a razão, momento em que os gregos buscaram novas formas de responder à origem do universo. d) Os gregos desempenharam um papel fundamental ao demonstrar que a filosofia estava ligada à busca pela palavra divina, distanciando-se da cosmologia. e) Foram os gregos que, primeiramente, dedicaram o amor à sabedoria, porém de uma maneira única e incontestável, colocando de lado qualquer influência advinda da poesia, que aliás fora considerada como irrelevante e sem valor algum.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Aap1- Filisofia da educação
1 C- Trata-se da passagem do mito para a razão, momento em que os gregos buscaram novas formas de responder à origem do universo.
2 E- A palavra surge como o principal instrumento de poder, meio de comandar, opinar e também uma forma de direito político adquirido pelos cidadãos gregos.
3 B- Para Tales de Mileto, o fundador da filosofia, o princípio do universo era a água, presente em tudo e todos e responsável pela vida.
4 B- O período pré-socrático (ou cosmológico) e o período socrático (ou antropológico).
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA.
Sobre esse desvelar (o início) do pensamento filosófico, podemos dizer que: c) Trata-se da passagem do mito para a razão, momento em que os gregos buscaram novas formas de responder à origem do universo.
Do mito a filosofia
Mitos são narrativas que explicam a realidade, a origem do universo, o comportamento humano. Durante muito tempo estas explicações foram passadas de geração para geração sem questionamentos.
Entretanto, a formação do cidadão da pólis grega, o comércio com culturas e povos distantes, trouxe a necessidade de uma nova reflexão sobra a realidade, sobre a origem do mundo.
Daí o abandono progressivo das explicações extraordinários, através do pensamento racional, para se buscar o entendimento da atuação do homem no mundo e a origem do Universo.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre Do mito a filosofia em: brainly.com.br/tarefa/21111854
#SPJ2