Filosofia, perguntado por Marildinhaaa, 1 ano atrás

A uma forma e inusitada de pensar, os gregos deram o nome de Filosofia. Essa palavra, atribuída a Pitágoras de Samos, é composta de filo (vinda de philia, amizade) e sofia (sophia, sabedoria), philosophía: amizade pela sabedoria, amor ao saber. Pitágoras de Samos teria dito ser a sabedoria plena privilégio dos deuses, cabendo aos homens apenas desejá-la, amá-la, ser seus amantes ou seus amigos, isto é, filósofos (sophós, sábio).” (CHAUÍ, 2002, p. 15). Chauí (2002) atribuí o nascimento da Filosofia aos gregos. Segundo ela, foi Pitágoras o responsável pela designação que se referia ao “amor pelo saber”, que mudou as bases do pensamento grego na antiguidade. Sobre esse desvelar do pensamento filosófico, podemos dizer que: Escolha uma: a. Foram os gregos que, primeiramente, dedicaram o amor à sabedoria, porém de uma maneira única e incontestável, colocando de lado qualquer influência advinda da poesia, que aliás fora considerada como irrelevante e sem valor algum. b. Os gregos desempenharam um papel fundamental ao demonstrar que a filosofia estava ligada à busca pela palavra divina, distanciando-se da cosmologia. c. Ao apontar a sabedoria como privilégio dos deuses, Pitágoras anulou qualquer contato com a racionalidade, mantendo-se firme no propósito de purificar as almas e servir aos deuses. d. Os mitos marcaram fortemente suas bases, porém houve um rompimento brusco, que culminou no esquecimento das divindades que não mais estiveram presentes na trajetória filosófica. e. Trata-se da passagem do mito para a razão, momento em que os gregos buscaram novas formas de responder à origem do universo.

Soluções para a tarefa

Respondido por cleopatrah
150
correta -  Trata-se da passagem do mito para a razão, momento em que os gregos buscaram novas formas de responder à origem do universo. 


migally: muito obrigado
Respondido por bitencourtericotafpm
76

Ao fundarem a filosofia, os gregos utilizaram muitos mitos para caracterizar seus pensamentos ou ilustrá-los de vários modos. Contudo, tivemos um rompimento gradual com esse pensamento e as divindades não estariam, de certo modo, totalmente em seu pensamento.

A passagem do mito à razão é o que chamamos de origem da Filosofia na Grécia Antiga. A partir desse momento, os filósofos tentaram fundamentar e justificar a physis.

Portanto, alternativa E.

Perguntas interessantes