A) uma celula do ser humano, apresenta 46 no seu nucleo. quantos celuas serão geradas e quantos cromossomos tera cada uma das célula-filhas no final de uma mitose?
B) as abelhas rainhas apresentam celula diploide com 32 cromossomos no seu núcleo. para gerar celulas reprodutivas (gametas)essa celula precisa sofrer meiose. quantas células serão geradas e quantos cromossomos tera cada uma das células-filhas no final da meiose?
MATÉRIA CIÊNCIAS NÃO ACHEI AQUI E COLOQUEI BIOLOGIA, ALGUÉM ME AJUDA POR FAVOR?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Os cromossomos são responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários, ou seja, dos caracteres que são transmitidos de pais para filhos. Os tipos de cromossomos, assim como o número deles, variam de uma espécie para a outra. As células do corpo de um chimpanzé, por exemplo, possuem 48 cromossomos, as do corpo humano, 46 cromossomos, as do cão, 78 cromossomas e as do feijão 22. b) Células diploides e haploides são células encontradas no corpo humano em condições normais. A principal diferença entre elas se deve ao número de cromossomos que cada célula é composta. As células diploides possuem dois cromossomos (2n), já as células haploides apresentam um cromossomo (1n).  O gameta masculino (espermatozoide) é um exemplo de célula haploide. Para ficar por dentro sobre as células diploides e haploides, acompanhe o que o Guia Enem separou: Células diploides e haploides Com ressalva dos gametas que são células reprodutivas, as demais células do corpo são diploides. As células haploides possuem em seu núcleo celular somente um cromossomo de cada tipo. Uma das células haploides são os gametas (espermatozoides e ovócitos). Os espermatozoides, assim como os óvulos, também possuem 23 tipos diferentes de cromossomos. Por isso, nos humanos, os gametas são 23n. Esse ‘n’ representa o número de cromossomos diferentes. É importante a presença de gametas haploides após a fecundação, pois nesse momento é restabelecido o número de cromossomos daquela espécie. Caso os gametas fossem diploides, muito provavelmente existiria a duplicação do número de cromossomos da espécie a cada fecundação. Em células diploides do organismo humano, como o próprio nome sugere, os cromossomos são agrupados de dois a dois. Geralmente, os dois cromossomos de cada par apresentam as mesmas propriedades, isto é,possuem a mesma forma, são do mesmo tipo, apresentam o mesmo tamanho e o mesmo número de genes. Além disso, os pares (de células diploides) significam que um é de origem materna e o outro, de origem paterna. Essas células possuem no total 46 cromossomos, isto é, 23 pares, no núcleo e são representadas por 2n = 46. Uma curiosidade se deve ao fato de que em alguns organismos as células diploides acontecem somente na fase do zigoto, como é o exemplo de algumas algas e leveduras. Células Poliploides Diferente das células diploides e haploides, as poliploides possuem mais de dois conjuntos de cromossomos (3n, 4n, 5n, etc). Esse tipo de célula é muito comum nas plantas. Ela também existe em alguns insetos, peixes, anfíbios e répteis. Já nos animais, a poliploidia é rara. No corpo humano, as células poliploides levam a profundas anormalidades e até à morte. Vale ressaltar que essas células geralmente são maiores do que as células diploides, pois a quantidade de ADN (ácido desoxirribonucleico) no núcleo das células poliploides são maiores.
Resposta:
a) Uma célula com 46 cromossomos, ou célula-mãe, ao sofrer mitose, formará duas células-filhas com igual quantidade de cromossomos da célula-mãe, ou seja, células diploides(2n=46)
b) Se a abelha-rainha possui 32 cromossomos em suas células diploides nucleares (2n=32), isso significa que essas células, ao sofrer meiose, originarão quatro células-filhas com metade da carga cromossomal. Formam-se quatro células-filhas haploides com 16 cromossomos cada (n=16).
Mitose se trata de um dos processos de divisão celular, onde uma célula diploide (2n), chamada célula-mãe, dará origem a duas células também diploides (2n), chamadas células-filhas
Meiose e o outro processo de divisão celular, onde uma célula diploide (célula-mãe), dará origem a quatro células-filhas com metade da carga cromossômica, ou seja, serão células haploides (n)