A um Poeta
Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino, escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!
Mas que na forma de disfarce o emprego
Do esforço; e a trama viva se construa
De tal modo, que a imagem fique nua,
Rica mas sóbria, como um templo grego.
Não se mostre na fábrica o suplício
Do mestre. E, natural, o efeito agrade,
Sem lembrar os andaimes do edifício:
Porque a Beleza, gêmea da Verdade,
Arte pura, inimiga do artifício,
É a força e a graça na simplicidade.
Com base no poema responda:
1. A quem o eu lírico se refere?
2. O efeito do poema parnasiano deve parecer natural, "sem lembrar os andaimes do edifício". Explique a ideia expressa nesse verso.
3. O que seria a arte pura?
Soluções para a tarefa
O eu lirico se refere ao poeta que cria um poema
Este soneto seria uma poema sobre um outro poema
2. O efeito do poema parnasiano deve parecer natural, "sem lembrar os andaimes do edifício" Explique a ideia expressa nesse verso.
Esta afirmação " SEM LEMBRAR OS ANDAIMES DO EDIFÍCIO "significa que o resultado do poema , deve destacar a beleza e a sobriedade e a riqueza sem ter nada artificial .
Sem usar a forma "de modo mecânico "( andaimes do edifício )
3-o que seria
Olavo Bilac afirma que , o poeta deve usar da FORMA , mas ela não deve transparecer o trabalho que deu para ser feito . E que foi exigido do poeta para construir o poema , trabalhar com a palavra para que seu poema saia perfeito
Questão 1. O poema "A um poeta" foi escrito sobre outro poema e o eulírico se refere ao poeta que é o criador de poemas.
Questão 2. O resultado do poema precisa ser belo e destacar também a riqueza dos detalhes de maneira natural, logo não se faz necessário os "andaimes do edifício" que refere- se a uma construção mecânica e artificial.
Questão 3. A arte pura de um poema é quando o mesmo representa e mostra no proprio texto o nível de exigência, esforço e trabalho que foi necessário para construir o poema de maneira que a construção de cada palavra que ele contém seja perfeita.
O que é eulírico?
O eulírico é o termo usado na literatura que refere - se a voz que se apresenta na poesia (o narrador). A voz do eulírico busca demonstrar ao leitor sentimentos, sensações e emoções que são apresentados na primeira pessoa (Eu).
O efeito do poema
O efeito de um poema é aquele que afeta o leitor de certa forma, podendo ser positivo ou negativo. Este efeito é um dos elementos da poesia que faz com a leitura e o leitor fiquem envolvidos, trazendo sentimentos diversos, tal como nostalgia, tristeza ou alegria.
A arte pura de um poema
A arte pura de um poema é a forma que o autor consegue expressar seus sentimentos no texto, envolvendo o leitor nesses sentimentos. Esse tipo de poema demanda muito trabalho, por isso considera - se como "arte pura".
O Consolador Emanuel afirma que a arte pura é aquela que consegue exteriorizar o ideal, ou seja ir "mais além" de maneira que polariza as esperanças da alma.
Aprenda mais sobre poemas em:
https://brainly.com.br/tarefa/20397412
https://brainly.com.br/tarefa/30876985
https://brainly.com.br/tarefa/28993132
https://brainly.com.br/tarefa/23025875