Biologia, perguntado por UmUsuarioDoBrainly75, 1 ano atrás

A) Um casal em que a mulher é heterozigota para o daltonismo e o homem é daltônico pode ter descendentes do sexo feminino não daltônicos? E descendentes do sexo masculino também não daltônicos?

B) Elabore uma explicação para justificar por que os casos de daltonismo são mais comuns em homens do que em mulheres, considerando o modo como essa condição é herdada. Essa explicação se aplica para os casos de hemofilia?

Soluções para a tarefa

Respondido por GuilhermeZan
120

a) Se a mulher é heterozigota, conforme a 1ª Lei de Mendel, ela produzirá gametas X^d e X^D. Já o homem, produzirá gametas X^d e Y. Realizando o cruzamento, obtêm-se 50% de possibilidade da filha não ser daltônica e 50% do filho não ser daltônico. Portanto, o casal pode ter descendentes não daltônicos.

b) Os casos de daltonismo são mais comuns em homens porque o daltonismo é uma herança ligada ao cromossomo sexual X. Assim, nos homens, o gene para o daltonismo se manifesta quando há apenas um cromossomo (X^dY), enquanto nas mulheres essa manifestação só ocorre se houverem dois homozigotos (X^dX^d). O mesmo se aplica à doença hemofilia, que também é uma doença ligada ao sexo.

Respondido por silvaeoliveira
0

a) A mulher, conforme a 1ª Lei de Mendel, poderá ter gametas que serão Xd (gene daltonismo) e XD (não daltonismo). Enquanto que o homem irá produzir gametas Xd (gene daltonismo para menina) e Y (cromossomo sexual). Realizando o cruzamento então de XdXD x XdY teremos XdXd (menina daltônica), XdY (menino daltônico), XDXd (menina normal), XDY (menino normal). Assim, as chances de ter uma menina daltônica é de 50%.

Daltonismo

  • Alteração genética ligada ao cromomosso sexual X que leva a condição da não diferenciação de cores como vermelho e preto, por exemplo.
  • É uma alteração genética ligada ao cromossomo X, por isso é mais comum em homens, que precisam apenas de um cromossomo com a presença do gene para apresentar o daltonismo.

Saiba mais sobre o daltonismo em: https://brainly.com.br/tarefa/45079385

#SPJ2

b) As heranças genéticas ligadas ao cromossomo sexual X são mais comuns em homens, isso se deve ao fato de o homem apresentar apenas um cromossomo X e isso já ser suficiente para a manifestação da alteração genética. O mesmo ocorre na doença hemofilia, que é uma doença genética também ligada ao cromossomo X.

Hemofilia

  • É uma doença que acomete a coagulação do organismo, impedindo que esse processo ocorra, devido a alteração na produção de proteínas, que auxiliam na coagulação.
  • Por ser uma doença ligada ao cromossomo X, acomete mais frequentemente os homens, pois eles precisam de apenas um gene presente para expressar a doença.

Saiba mais sobre a hemofilia em: https://brainly.com.br/tarefa/29824019

#SPJ2

Perguntas interessantes