A turma não compreende a relação do verso “Vai ser coxo na vida é maldição pra homem” com o restante do poema, que não fala nem em maldição nem em homem. Como você pode explicar o verso a partir das noções de intertextualidade e conhecimento de mundo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
A referência direta ou indireta a textos clássicos é um recurso bastante comum na Literatura e em outras manifestações artísticas. O poema de Adélia Prado estabelece uma intertextualidade com o poema intitulado Poema de sete faces, de Carlos Drummond de Andrade.
Os primeiros versos do poema de Drummond são: “Quando nasci, um anjo torto / Desses que vivem na sombra / Disse: Vai, Carlos! Ser gauche na vida”.
Como Drummond é um autor clássico da literatura brasileira, é esperado que um estudante de Ensino Médio já disponha de um conhecimento de mundo que o permita reconhecer as referências às obras mais famosas desse autor.
Explicação:
A citação direta ou indireta de textos clássicos é um recurso muito comum na literatura e outras formas de expressão artística. O poema de Adélia Prado e o poema de Carlos Drummond de Andrade intitulado "Sete Faces" estabelecem a intertextualidade.
O primeiro verso do poema de Drummond é: "Quando eu nasci, um anjo torto / os que viviam nas sombras / disse: Vai, Carlos! Devassidão na vida".
Como Drummond é um escritor clássico da literatura brasileira, os alunos do ensino médio já deveriam ter uma certa compreensão do mundo e ser capazes de identificar referências às obras mais famosas do autor.
O verso “Vai ser coxo na vida é maldição pra homem” estabelece uma relação intertextual com o verso "Vai, Carlos! ser gauche na vida", de Carlos Drummond de Andrade. Na obra citada no enunciado, de Adélia Prado, há um canto feminista, que busca uma valorização da mulher. Objetiva-se indicar que, mesmo sendo delicada, as mulheres são capazes de carregar bandeira e desempenhar diferentes papéis.
Intertextualidade
Chamamos de intertextualidade a relação entre textos. Como exemplo, pode-se citar que, no texto de Adélia Prado, o anjo é retratado positivamente, ele é “esbelto” e “toca trombeta”, diferente do de Drummond, que é “torto” e “vive nas sombras”. Assim, ocorre uma paródia.
Link sobre intertextualidade: https://brainly.com.br/tarefa/29475155
Bons estudos!