A tungíase é uma ectoparasitose da pele associada geralmente à falta de saneamento básico. As lesões podem ocorrer em qualquer parte do corpo, preferencialmente nas regiões plantares periungueais e interdigitais. A tungíase geralmente é assintomática, mas podem ocorrer complicações, como perda das unhas, feridas, impetiginização das lesões, eritema, edema, dor, pústulas, supuração, úlceras, infecções bacterianas, deformidades dos dedos e infestação grave, levando à dificuldade de andar. Outras complicações mais raras incluem linfedema, gangrena, perda permanente das unhas, amputação dos dedos, sepse e até a morte. Há casos de colonização das feridas por Streptococcus pyogenes, Staphylococcus aureus, Klebsiella aerogenes, Escherichia coli, entre outras enterobactérias. Esta parasitose é causada pela pulga Tunga penetrans e seu ciclo biológico está representado abaixo: tungíase Fig. 1 – Ciclo biológico da Tungíase. Fonte: Disponível em < https://pt.slideshare.net/sousamarina/ordem-siphonaptera>. Acesso em 10/12/2017. I - Machos e fêmeas desta espécie podem parasitar suínos, caninos e o homem, alojando-se na superfície da pele e posteriormente profundamente na epiderme, para cópula. II - A fêmea da Tunga penetrans, também conhecida como bicho-de-pé, ao penetrar a pele de seu hospedeiro provoca uma ulceração dolorosa, e seu abdômen cresce exageradamente em consequência da proliferação de seus ovos, conferindo um aspecto de abscesso. III - Durante a fase larval, não ocorre infestação do hospedeiro. O mesmo ocorre durante a pupa. Agora, assinale a alternativa com a resposta correta: Escolha uma: a. Apenas a afirmativa III está correta. b. Apenas a afirmativa II está correta. c. As afirmativas I e III estão corretas. d. As afirmativas II e III estão corretas. e. Apenas a afirmativa I está correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
55
afirmativas II e III estão corretas
thayanniaires:
Correto!
Respondido por
6
Resposta:
d. As afirmativas II e III estão corretas.
Explicação:
FALSA- I - Machos e fêmeas desta espécie podem parasitar suínos, caninos e o homem, alojando-se na superfície da pele e posteriormente profundamente na epiderme, para cópula.
VERDADEIRA- II - A fêmea da Tunga penetrans, também conhecida como bicho-de-pé, ao penetrar a pele de seu hospedeiro provoca uma ulceração dolorosa, e seu abdômen cresce exageradamente em consequência da proliferação de seus ovos, conferindo um aspecto de abscesso.
VERDADEIRA -III - Durante a fase larval, não ocorre infestação do hospedeiro. O mesmo ocorre durante a pupa.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás