A TriploHiper, discutida por Douglas Camillo em seu texto “Inteligência Emocional: Conteúdo de qualidade e eficiente para o desenvolvimento de pessoas e empresas”, revela um quadro em que o indivíduo cai em algumas armadilhas da mente que podem torná-lo hiper preocupado com o que os outros pensam, hipersensível, assim como alguém que está constantemente construindo pensamentos. Sobre isso, analise as afirmações a seguir considerando V para Verdadeiro e F para Falso.
I. Embora a hiper preocupação com o que os outros pensam seja um problema, preocupar-se com a opinião alheia de uma maneira equilibrada permite que tomemos cuidados com aspectos como nossa apresentação pessoal, linguagem, dentre outras que são importantes.
II. Ao contrário dos hipersensíveis, é preciso que tenhamos uma atitude desprendida da opinião alheia, demonstrando independência e um posicionamento indiferente aos pensamentos e sentimentos dos outros para sobreviver na sociedade.
III. Para o autor, uma atitude equilibrada depende da canalização de nossas dificuldades em apenas um dos eixos da TriploHiper, assim, é preciso escolher o que seremos: ou hipersensíveis ou hiper preocupados com o que o outros pensam ou hiper construtores de pensamentos.
IV. Quando conseguimos construir pensamentos de maneira equilibrada, temos atitudes mais adequadas no ambiente de trabalho e na sociedade, realizando o auto questionamento, revendo nossas planos, dentre outras ações essenciais.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F, V.
Alternativa 2:
F, V, V, F.
Alternativa 3:
V, F, F, V.
Alternativa 4:
V, V, V, F.
Alternativa 5:
F, V, V, V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 1 - VVFV
Explicação:
A alternativa correta é a de número 1: V, V, F, V.
Analisando:
I - Correta: Embora a hiper preocupação com o que os outros pensam seja um problema, preocupar-se com a opinião alheia de uma maneira equilibrada permite que tomemos cuidados com aspectos como nossa apresentação pessoal, linguagem, dentre outras que são importantes.
II - Correta: Ao contrário dos hipersensíveis, é preciso que tenhamos uma atitude desprendida da opinião alheia, demonstrando independência e um posicionamento indiferente aos pensamentos e sentimentos dos outros para sobreviver na sociedade.
III - Incorreta: Para o autor, uma atitude equilibrada depende da canalização de nossas dificuldades em apenas um dos eixos da TriploHiper, assim, é preciso escolher o que seremos: ou hipersensíveis ou hiper preocupados com o que o outros pensam ou hiper construtores de pensamentos.
IV - Correta: Quando conseguimos construir pensamentos de maneira equilibrada, temos atitudes mais adequadas no ambiente de trabalho e na sociedade, realizando o auto questionamento, revendo nossas planos, dentre outras ações essenciais.
Das afirmativas acima, apenas a III está errada:
→ Para obtermos uma atitude equilibrada, é importante que saibamos canalizar as dificuldades que temos em mais de um eixo da TriploHiper.
Os eixos da TriploHiper são:
- Hiper preocupação do que os outros pensam,
- Hipersensibilidade, e
- Hiper construção de pensamentos.
Espero ter ajudado!
mantermos os cuidados mínimos necessários para a vida em
sociedade.
Uma dose equilibrada de preocupação do que os outros pensam,
contribui para uma boa higiene pessoal, combinar roupas para
ambientes diferentes, a linguagem escrita e falada, a exposição em
público, salas de aula, trânsito e entre amigos e familiares...
compaixão com o próximo, respeitar os nossos limites e reconhecer as
necessidades pessoais. Essa dose equilibrada de sensibilidade nos faz
rir e chorar nos momentos apropriados.
proporções diferentes.
Mas estas características bloqueiam o sucesso e o equilíbrio do
indivíduo:
Tudo o que é extremo faz mal para nós, e o equilíbrio é bom para
mantermos os cuidados mínimos necessários para a vida em
sociedade.
Essa afirmativa encontra-se incorreta, pois não se pode ter "um posicionamento indiferente aos pensamentos e sentimentos dos outros", de acordo com o texto, deve-se ter um equilíbrio entre a preocupação com que os outros pensam e a sensibilidade.