Saúde, perguntado por maira2021, 2 meses atrás

A tricuríase é causada pelo verme nematoide Trichuris trichiura. “O verme T. trichiura é pequeno e arredondado, com cerca de 3 a 5 cm de comprimento. A porção anterior é bastante afilada devido ao seu longo esôfago, assemelhando-se a um chicote, e a posterior é fusiforme, onde estão localizados o intestino e os órgãos sexuais. Os machos, que são menores que as fêmeas, apresentam a parte posterior enrolada ventralmente, e, de sua cloaca, sai uma espícula recoberta por inúmeros minúsculos espinhos”.
ALVES, Luiz Fernando de Souza; TIBURCIO, Vanessa Graciele; LUPEPSA, Luara. Parasitologia. Maringa-PR: UNICESUMAR, 2021. p. 86.

Com base no assunto apresentado no texto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I- O verme nematoide Trichuris trichiura infecta o intestino grosso de humanos, principalmente, o ceco, o apêndice e o reto. Eventualmente, é encontrado, também, em macacos e suínos. Por esta razão pode ser definido como parasita específico.
PORQUE
II- Parasitas específicos são definidos como aqueles que infectam um órgão ou sistema específico do corpo do hospedeiro.

A respeito da asserções e a relação proposta entre elas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a asserção II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, mas a asserção II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por RafaelVieira12
2

Resposta:

A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a asserção II é uma proposição falsa.

Explicação:

I Está correta. Pois o verme nematódeo em questão afeta o hospedeiro específico e eventualmente afeta outros hospedeiros. Justificando assim a ser um parasita específico.

II Está errada. Pois a classificação de especificidade está atrelada à relação entre o parasita e o número de hospedeiro que pode ser acometido pelo parasita, não quanto ao órgão ou sistema do hospedeiro. Os parasitas específicos tem um hospedeiro principal ou um número menor na ausência do hospedeiro principal.

Perguntas interessantes