A tribo não possui um rei, mas um chefe que não é chefe de Estado. O que significa isso? Simplesmente que o chefe não dispõe de nenhuma autoridade, de nenhum poder de coerção, de nenhum meio de dar uma ordem. O chefe não é um comandante, as pessoas da tribo não têm nenhum dever de obediência. O espaço da chefia não é o lugar do poder. Essencialmente encarregado de eliminar conflitos que podem surgir entre indivíduos, famílias e linhagens, o chefe só dispõe, para restabelecer a ordem e a concórdia, do prestígio que lhe reconhece a sociedade. Mas evidentemente prestígio não significa poder, e os meios que o chefe detém para realizar sua tarefa de pacificador limitam-se ao uso exclusivo da palavra.CLASTRES, P A sociedade contra o Estado.Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982 (adaptado).O modelo político das sociedades discutidas no texto contrasta com o do Estado liberal burguês porque se baseia em:O Imposição ideológica e normas hierárquicas.© Determinação divina e soberania monárquica.© Intervenção consensual e autonomia comunitária.© Mediação jurídica e regras contratualistas.© Gestão coletiva e obrigações tributárias.
Soluções para a tarefa
Respondido por
496
Opah, amigo(a)!
Com base no modelo político apresentado, podemos perceber que os indivíduos entendem e aceitam às regras passadas pelo governo (há uma relação de respeito). Além disso, eles possuem autonomia em suas comunidades, ou seja, liberdade para ir e vir.
Portanto, podemos compreender que se trata de uma intervenção consensual, onde as pessoas respeitam regras e possuem autonomia para ir, vir e produzir alimentos para a própria sobrevivência.
Gabarito:
"Intervenção consensual e autonomia comunitária".
Lute e conquiste!
Respondido por
111
Resposta: ALTERNATIVA C / INTERVENÇÃO CONSENSUAL E AUTONOMIA COMUNITÁRIA.
Explicação:
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás