A transmissão sináptica neuromuscular é rápida. Um potencial de ação no axônio motor libera um neurotransmissor na fenda sináptica que se liga a um receptor na membrana pós-sináptica e desencadeia um potencial de ação na fibra muscular que ele inerva, promovendo a contração desta fibra. Este neurotransmissor é a/a a. noradrenalina. b. dopamina. c. acetilcolina. d. serotonina. e. histamina.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra b.dopaina
Explicação: a dopamina e rapidamente capturada por receptores localizados na membrana pos sináptica. além disso, ela pode ser captada novamente pelo neurônio pré-sináptico ,Entre os processos realizados pelo nosso corpo em que há participaçao da dopamina,podemos citar: controle motor, compensaçao, prazer, humor, atenção, cognição e algumas funções endócrinas.
Resposta:
acetilcolina
Explicação:
A entrada de cálcio libera o neurotransmissor acetilcolina (armazenada nas vesículas sinápticas) para a junção neuromuscular. Receptores específicos de acetilcolina na membrana pós-sináptica (fibra muscular) reconhecem a chegada do neurotransmissor abrindo canais para entrada de íons positivos. Essa entrada inicia a propagação do PA, enquanto a acetilcolina é removida da fenda, impedindo uma nova excitação. A transmissão do PA se dá por toda fibra através dos túbulos T, fazendo com que haja liberação de cálcio do retículo sarcoplasmático para o sarcoplasma. O cálcio se liga ao complexo troponina-tropomiosina expondo os sítios ativos da actina. A cabeça da miosina tem forte atração por esses sítios ativos, que, quando expostos, são puxados pela miosina, fazendo com que os filamentos de actina deslizem sobre a miosina, finalizando no processo de contração muscular.
QUESTÃO CORRIGIDA!!!