Biologia, perguntado por Thauanydebora, 11 meses atrás

A transmissão de impulsos nervosos se deve à variação da permeabilidade da membrana plasmática, ou seja, da entrada de sódio e saída de potássio do interior da célula nervosa. Um caso de transporte ativo bem conhecido é o bombeamento de íons de sódio (Na+) e potássio (K+), através de membranas celulares. Com a participação ativa de proteínas da membrana, que atuam como bombas iônicas, a célula mantém uma concentração de íon potássio maior no meio intracelular. O inverso ocorre com a concentração dos íons sódio. Ao receber o estímulo nervoso, a membrana do neurônio, tornando-se mais permeável ao sódio, ao longo do axônio, inverte as cargas ao seu redor, o que faz com que a superfície externa se mantenha carregada negativamente, em relação ao meio intracelular, gerando o impulso nervoso que se propaga ao longo do axônio.


(Adaptado – AMABIS & MARTHO. Biologia das células. 2º grau. Moderna, 1994: LOPES, Sônia. Biologia. v. 1, 2º grau, 1992)


Analise as afirmativas abaixo:


I. Entre o meio intracelular e a superfície externa da membrana do axônio, surge uma diferença de potencial, que gera um campo elétrico, o que resulta na propagação do impulso nervoso no sentido dendrito/axônio.


II. Como na zona de encontro entre dois neurônios (sinapses) há fusão entre as membranas celulares desses neurônios, o impulso elétrico é transmitido independentemente


dos mediadores químicos existentes no interior do citoplasma e da diferença de potencial, no interior do axônio.


III. A variação da permeabilidade tratada no texto pode acontecer nos dois sentidos da membrana, de fora para dentro e vice-versa, tanto para o sódio como para o potássio, mantendo-se constante o potencial elétrico, ao longo da transmissão do impulso nervoso.

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
9

A resposta é a letra D.

 Somente a primeira alternativa que diz “ Entre o meio intracelular e a superfície externa da membrana do axônio, surge uma diferença de potencial, que gera um campo elétrico, o que resulta na propagação do impulso nervoso no sentido dendrito/axônio.” está correta.

 

A alternativa II está errada, pois o impulso não ocorre independentemente.

A alternativa III está errada, pois o potencial elétrico não é constante, a membrana pode ter potencial de repouso, onde o gradientes de concentração na membrana para Na+ e K+, onde as cagas se separam e ocorre o equilíbrio.

 

Perguntas interessantes