A transição republicana para as populações marginalizadas foi caracterizada por
promover mudanças radicais e não conceder direitos políticos.
impedir mudanças radicais e evitar conceder direitos sociais.
equilibrar as mudanças e conceder alguns direitos sociais.
acelerar as mudanças e regulamentar os direitos sociais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A República Velha, também conhecida como Primeira República ou República Oligárquica, é o período compreendido entre 1889 a 1930, na história do Brasil.
Foi um momento de importantes mudanças políticas, sociais e econômicas, onde o país deixava de ser rural para urbano, monáquico para republicano.
Por isso é um conteúdo sempre cobrado nas questões de vestibular e no Enem. Pensando nisso preparamos uma série de dez questões com o gabarito comentado para você revisar o conteúdo e testar seus conhecimentos sobre o tema.
“O Brasil entra no século XX como 17 318 556 milhões de habitantes (...) e deles faz parte um elemento recente, os mais de 800 mil imigrantes europeus que ingressaram no país só nas últimas décadas.”
Explicação:
Resposta:
b) impedir mudanças radicais e evitar conceder direitos sociais.
Explicação:
A alternativa B é a correta, pois o sistema republicano evitou promover mudanças radicais para não despertar a população para lutas por direitos. Além disso, evitou conceder direitos sociais e políticos, enrijecendo ainda mais as Leis de Terras e mantendo as desigualdades sociais e o empobrecimento acentuado entre os pobres e negros marginalizados.
As demais alternativas são incorretas, pois a transição de sistema político não ocorreu de forma a equilibrar ou acelerar mudanças e não possibilitou ou regulamentou os direitos sociais entre as classes marginalizadas.