A transição epidemiológica, caracterizada pela evolução progressiva de um perfil de alta mortalidade por doenças infecciosas para um outro onde predominam os óbitos por doenças cardiovasculares, neoplasias, causas externas e outras doenças consideradas crônico-degenerativas, aponta: I. Mudanças no modelo de desenvolvimento, no estilo de vida e no comportamento de uma sociedade. II. Que os pobres têm desvantagem em relação aos ricos quanto ao risco concomitante do perfil de morbi-modalidade do atraso (doenças infecciosas) e da modernidade (doenças cardiovasculares e neoplasias). III. Que no Brasil, a transição epidemiológica deve considerar importantes componentes socioeconômicos, culturais, demográficos e ambientais. Considerando-se as informações trazidas sobre o fenômeno de transição epidemiológica ocorrido no Brasil, pode-se afirmar que: Escolha uma: a. Apenas a afirmativa I está correta. b. As afirmativas I, II e III estão corretas. c. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas. e. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
81
letra B as todas as alternativa estão corretas
Respondido por
21
A alternativa B) é a correta.
A transição epidemiológica está ligada as alterações de longo prazo dos padrões de morbidade, mortalidade ou invalidez, tanto para melhor, quanto para pior, e isso engloba várias mudanças, das quais podemos destacar o envelhecimento populacional, a industrialização e o maior ou menor acesso a sistemas de saúde.
A transição epidemiológica é o caracterizado pelo deslocamento de morbimortalidade de doenças, principalmente transmissíveis, de um local para outro que não existem relatos ou existem poucos relatos de determinadas doenças.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes