A transferência da Corte Portuguesa para o Brasil, seguida da abertura dos Portos, em 1808, significou:
1. O fim do antigo regime colonial, em razão da transformação do Brasil numa nova metrópole;
2. A ruptura do Pacto Colonial, com a instauração do regime de livre-comércio no Brasil;
3. O início de um período de mudanças que levariam à emancipação política do Brasil.
???????????????????????????????????????????????????????????????????
Quais estão certas .
Soluções para a tarefa
As afirmações corretas são a 2 e a 3. A chegada da Família Real em 1808 junto da corte deu fim ao Pacto Colonial devido aos tratados de abertura comercial. Porém, a metrópole ainda era Portugal.
O Brasil se manteve como parte do sistema colonial metropolitano, mas a sede do Império saiu momentaneamente de Portugal e veio para cá devido à ameaça napoleônica. Esse processo deu impulso a uma série de transformações na colônia.
Chegada da Família Real
Napoleão coordenava uma expansão territorial no início do século XIX, e voltou sua atenção a Portugal e Espanha. D. João VI conseguiu ludibriar o ditador francês e fugiu para o Brasil com sua família e toda a corte, em 1808.
A chegada ao Brasil mudou a estrutura colonial, rompendo com o pacto a partir da assinatura do Tratado de Abertura dos Portos às Nações Amigas, abrindo o Brasil para estabelecer relações comerciais com outros países.
O relacionamento com a Inglaterra foi fundamental para que a operação de fuga fosse bem sucedida. E foram eles que financiaram e realizaram as reformas urbanas e de infraestrutura.
Para maiores informações sobre a Família Real no Brasil: https://brainly.com.br/tarefa/3072917
#SPJ2