a transcrição da entrevista procurou ser bastante fiel ao depoimento falado produzido pelo entrevistado no momento do seu encontro com o entrevistador. notam-se, por isso, diversas marcas de oralidade. suponha que o início desse texto fosse adaptado para o registro escrito formal, de forma que o enunciador relatasse o conteúdo da fala do entrevistado, procurando preservar seu sentido básico e adotar a norma culta. aponte a alternativa mais adequada a essa adaptação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b)O entrevistado tem impressão de que o rádio, principalmente o rádio de pilha, provocou uma revolução, na medida em que quebrou o isolamento, sobretudo o do homem do campo.
Explicação:
Acredito que esse seja o enunciado completo:
Bom... o... eu tenho impressão que o rádio provocou uma revolução... no país na medida que:... ahn principalmente o rádio de pilha né? quer dizer o rádio de pilha representou a quebra de um isolamento do homem do campo principalmente quer dizer então o homem do campo que nunca teria condição de ouvir... falar... de outras coisas... de outros lugares... de outras pessoas, entende? através do rádio de pilha... ele pôde se ligar ao resto do mundo saber que existem outros lugares outras pessoas, que existe um governo, que existem atos do governo... de modo que... o rádio, eu acho que tem um papel até... numa certa medida... ele provocou pelo alcance que tem uma revolução até maior do que a televisão... o que significou a quebra do isolamento... entende? de certas pessoas... a gente vê hoje o operário de obra com o rádio de pilha debaixo do braço durante todo o tempo que ele está trabalhando... quer dizer... se esse canal que é o rádio fosse usado da mesma forma como eu mencionei a televisão... num sentido cultural educativo de boas músicas e de... numa linha realmente de crescimento do homem [...] Esses veículos... de telecomunicações se colocassem a serviço da cultura e da educação seria uma beleza, né?
CASTILHO, A. T.; PRETTI, D. (Org.). A linguagem falada na cidade de São Paulo: materiais para seu estudo. São Paulo: T. A. Queiroz; Fapesp, 1987.
A transcrição da entrevista procurou ser bastante fiel ao depoimento falado produzido pelo entrevistado no momento do seu encontro com o entrevistador. Notam-se, por isso, diversas marcas de oralidade. Suponha que o início desse texto fosse adaptado para o registro escrito formal, de forma que o enunciador relatasse o conteúdo da fala do entrevistado, procurando preservar seu sentido básico e adotar a norma culta. Aponte a alternativa mais adequada a essa adaptação.
A
O entrevistado afirma ter a impressão que o rádio provocou uma revolução na medida do país, principalmente o rádio de pilha, que quebrou o isolamento principalmente do homem do campo.
B
O entrevistado tem impressão de que o rádio, principalmente o rádio de pilha, provocou uma revolução, na medida em que quebrou o isolamento, sobretudo o do homem do campo.
C
O entrevistado quis dizer que o rádio de pilha quebrou o isolamento, porque deu condição para o homem do campo falar de outras coisas que nunca tinha ouvido de outras pessoas.
D
O entrevistado quis dizer de que o rádio de pilha entende que o homem do campo representou a quebra do isolamento de outros lugares que nunca teria condição de ouvir de outras pessoas.
E
O entrevistado entende que o rádio de pilha quer dizer que o isolamento que o homem do campo então representa teria condição de ouvir falar de outros lugares, pessoas e coisas.
--
Deixei em negrito as partes do texto que me fazem acreditar que seria a alternativa B
Resposta:
B- O entrevistado tem impressão de que o rádio, principalmente o rádio de pilha, provocou uma revolução, na medida em que quebrou o isolamento, sobretudo o do homem do campo.
Explicação:
A alternativa B é a única a aliar o respeito à norma culta e a fidelidade às ideias do entrevistado. Na alternativa A, além do desvio quanto à regência (a preposição “de”, regida pelo nome “impressão”, deve introduzir a oração subordinada substantiva completiva nominal), há deturpação do sentido. O mesmo ocorre nas alternativas C, D e E, em que os dados são embaralhados. Em D, além disso, há o emprego de uma preposição indevida.