"A tradução estereotipada de tudo, até mesmo do que ainda não foi pensado, no esquema da reprodutibilidade mecânica supera em vigor e valor todo verdadeiro estilo, cujo conceito serve aos amigos da cultura para transfigurar em algo de orgânico o passado pré-capitalista." (ADORNO & HORKHEIMER, 1985, p. 105).
Soluções para a tarefa
1) "A tradução estereotipada de tudo, até mesmo do que ainda não foi pensado, no esquema da reprodutibilidade mecânica supera em vigor e valor todo verdadeiro estilo, cujo conceito serve aos amigos da cultura para transfigurar em algo de orgânico o passado pré-capitalista." (ADORNO & HORKHEIMER, 1985, p. 105) ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida, Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
correta c) Indústria Cultural.
2) "[...] a força de trabalho é mercadoria inteiramente especial, já que é a mercadoria cujo valor próprio de uso tem a propriedade peculiar de ser fonte de valor. Em outros termos, aquela mercadoria que é a força de trabalho não somente tem seu valor, mas também tem a propriedade de produzir valor. Com efeito, tendo comprado a força de trabalho, o possuidor dos meios de produção tem o direito de consumi-la, isto é, de obrigá-la a trabalhar, por exemplo, por doze horas; mas em seis horas (tempo de trabalho "necessário"), o operário cria produtos que são suficientes para cobrir as despesas com sua própria manutenção, ao passo que, nas seis horas restantes (tempo de trabalho "suplementar"), cria um produto que o capitalista não paga." (REALE & ANTISERI, 2005, p. 181).
REALE, G.; ANTISERI, D. História da Filosofia: do Romantismo ao Empiriocriticismo. Volume 5. São Paulo: Paulus, 2005.
O trecho acima se refere a uma das críticas que Marx tece ao analisar o trabalho no sistema capitalista. Assinale a alternativa que indica a alternativa correta com relação a isso.
correta c) Esse produto suplementar não pago pelo capitalista ao operário é aquilo que Marx chama de mais-valia.
3) "A exigência que Auschwitz não se repita é a primeira de todas para a educação. De tal modo ela precede quaisquer outras que creio não ser possível nem necessário justificá-la. Não consigo entender como até hoje mereceu toda atenção. Justificá-la teria algo de monstruoso em vista de toda monstruosidade ocorrida. Mas a pouca consciência existente em relação a essa exigência e as questões que ela levanta provam que a monstruosidade não calou fundo nas pessoas, sintoma da persistência da possibilidade de que se repita no que depender do estado de consciência e de inconsciência das pessoas." (ADORNO, 1995, p. 119).
ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In:______. Educação e Emancipação.Tradução Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. P. Levando em consideração o trecho acima e seus conhecimentos sobre a teoria crítica de Adorno, assinale a alternativa correta
correta d) Para Adorno, nada é mais urgente e necessário do que colocar a frente a meta de uma educação contra a barbárie
4) Se a barbárie é o oposto da formação, a escola tem a tarefa de contribuir para a desbarbarização da humanidade, por mais ¿limitados que sejam seu âmbito e suas possibilidades¿ (ADORNO, 1999, 176). A questão é, porém, saber em que medida a educação não tem se transformado, ela própria, em uma teoria e prática legitimadoras da barbárie. (Ramos-de-Oliveira, 2014). Com base no texto, assinale a alternativa correta.
correta a) A questão que se põe é compreender se a própria educação não acaba legitimando a barbárie.
5) Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício.[...]. Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética. (CHAUÍ, 2002, p. 337).
No trecho acima, Chauí (2002) trata da ética. Com base nisso assinale a alternativa correta.
correta a) A ética está relacionada com o sujeito consciente, pois a consciência é requisito indispensável para uma conduta ética.
Respostas corretas:
1) Indústria Cultural
2) Esse produto suplementar não pago pelo capitalista ao operário é aquilo que Marx chama de mais-valia.
3) Para Adorno, nada é mais urgente e necessário do que colocar a frente a meta de uma educação contra a barbárie.
4) A questão que se põe é compreender se a própria educação não acaba legitimando a barbárie.
5) A ética está relacionada com o sujeito consciente, pois a consciência é requisito indispensável para uma conduta ética.
Espero ter ajudado, bons estudos!!!