A tosse afeta cerca de 37% dos pacientes com câncer avançado (principalmente pulmão), 38% destes, com sintomas moderados ou intensos. Ocorre mais de 10 vezes por dia em cerca de 2/3 dos pacientes, interferindo na respiração, sono e às vezes dificultando a fala. Chega a ser prevalente em 29 a 83% dos pacientes em Cuidados Paliativos. Além do câncer em si, suas complicações e até mesmo o seu tratamento, o uso concomitante de outras drogas podem participar na gênese do sintoma. Julgue as alternativas com V para Verdadeira ou F para Falsa e logo em seguida marque a alternativa correta.
I. ( ) Os opioides são as drogas que apresentam menos efeito antitussígeno no câncer. Porém, devido aos potenciais efeitos colaterais, outras medicações têm sido aventadas como de primeira linha para o tratamento.
II. ( ) O tratamento se baseia em drogas que atuem nos receptores de tosse espalhados por toda via aérea superior, árvore brônquica, diafragma, membrana timpânica, seios paranasais, vasos pulmonares, pleuras, etc., que iniciam a condução do estímulo até o centro da tosse, no tronco cerebral.
III. ( ) Em havendo uma doença cardíaca ou pulmonar, o uso de medicações específicas para esse fim deve ser tentado inicialmente. Em caso contrário, não se espera que o uso destas medicações tenha grande impacto na tosse presente, por exemplo, nas doenças neoplásicas.
IV. ( ) Entretanto, por não estarem disponíveis, em sua maioria, no Brasil, os opioides acabam ocupando papel de destaque no controle desse sintoma. Podem também ser usados anestésicos locais, de forma inalatória.
Agora marque a alternativa que representa a resposta correta:
Escolha uma:
a. II, III, IV são VERDADEIRAS.
b. Todas são VERDADEIRAS.
c. Todas são FALSAS.
d. I, II são FALSAS.
e. I e II são VERDADEIRAS.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A resposta é a letra d
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás