História, perguntado por evillydarcklopes, 9 meses atrás

A tortura e a pena de morte seriam abolidas. As prisões visariam a reeducação do criminoso. A tolerância seria cultivada: não se perseguiria ninguém por suas próprias ideias religiosas ou políticas.
Agora, pense...
Será que essas ideias seriam válidas hoje? Será que o Brasil atual deixaria um iluminista satisfeito?
Me ajudem por favor??

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
34

Podemos dizer que, estruturalmente, estas ideias são válidas no Brasil, já que a nossa Constituição proíbe a tortura e a pena de morte, também se organizando com a divisão dos poderes políticos e a defesa dos direitos individuais, princípios iluministas.

Na prática, contudo, ainda é comum que vejamos estes princípios sendo desrespeitados, em especial nas regiões mais vulneráveis da sociedade brasileira, onde a prática de tortura, execuções extra-judiciais e o desrespeito aos direitos é coisa recorrente.

Respondido por amandavitoria3oxiro4
5

O iluminismo está presente na nossa sociedade até os dias de hoje ou pelo menos as ideias propagadas pelos pensadores daquela época. Um exemplo que os ideais iluministas estão situados em nosso meio é a política, vivemos um tipo de política que era pregada como a melhor ou mais certa para a sociedade que é a soberania popular defendida por Rousseau. O modelo de democracia que temos hoje é aquele advogado pelos filósofos iluministas. A divisão que consiste na separação de três poderes que é o: executivo, legislativo e judiciário foi ideia de um filósofo bastante famoso, Montesquieu. Atualmente como exemplo pode se citar os Estados Unidos que por muitos são amplamente considerados a maior democracia do mundo, ou iluminismo posto em prática. Por causa da sua economia que prevalecem as ideias liberais que são típicas do iluminismo.. Na parte cultural ocorre uma separação entre fé e razão. Fé e razão não se misturarem é um conceito iluminista. Temos a difusão de informação através da internet, ideia essa que veio da enciclopédia dos iluministas, na parte jurídica, todos somos iguais perante a lei. No Brasil, a Constituição Federal, instituída em 1988, previu o princípio da igualdade de forma expressa em seu art. 5º: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade […]”.Um iluminista iria deparar com as brechas e verificar que não somos iguais perante a lei, existe um fator que fala mais alto, a condição financeira de cada cidadão, outro exemplo é a idade para aposentar no Brasil homens trabalham 5 anos a Mais. No geral o Brasil segue sim as ideias iluminista: soberania popular, liberdade religiosa, liberdade de expressão, divisão dos poderes: Legislativo, Executivo e judiciário ...

Explicação:

Perguntas interessantes