ENEM, perguntado por BiiaCoosta9533, 1 ano atrás

A topografia das cidades medievais revela diversos aspectossobre a vida das sociedades que as habitavam, tais comoorganização corporativa, devoção religiosa e estratificaçãosocial. O detalhe da pintura ao lado retrata a cidade de SanGimignano nos braços de seu protetor, o bispo homônimo dacidade. Naquela época, o centro urbano contava com setentae duas torres, das quais permanecem quinze hoje em dia.A forma como o documento retrata a organização do espaçourbano explicita que(A) as torres exaltam o poder das ordens mendicantes quese afirmam nos centros urbanos na Baixa Idade Média.(B) as muralhas e os observatórios móveis de vigília glorificam o prestígio do patriciado urbano.(C) as torres intra-muros exercem uma função militar, permitindo a defesa da nobreza que se transfere para a cidade.(D) a muralha, como construção monumental, tinha tambéma função de transmitir a supremacia do poder urbanosobre o poder senhorial e eclesiástico.(E) a cidade medieval, com suas torres e catedrais, ergue-separa o alto num impulso em direção a Deus.

#ENADE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
4

É correta a alternativa E, já que a construção de torres representava para a cristandade um esforço coletivo em prol da glorificação de Deus.

Embora esta prática não fosse de forma alguma uma exclusividade cristã (os muçulmanos fazem rigorosamente a mesma coisa com a construção de minaretes), ela foi muito comum na Idade Média, sendo uma característica muitas vezes repetida das cidades medievais a presença de torres tanto por razões militares (as torres da muralha) quanto por razões religiosas.

Perguntas interessantes