História, perguntado por layssoareslala, 5 meses atrás

A tomada do poder por parte dos civis via eleição que empossou Prudente de Morais, em 1894, abriu as portas para um período da história política nacional cuja nomeação é a mais variada. Você já deve ter ouvido falar em “Primeira República”, ou “República Velha”, ou “República Oligárquica”, ou, ainda, em “República do Café com Leite”. A respeito disso, assinale a alternativa CORRETA:
A) Para além dos ataques no plano político, o governo Freire enfrentou duas manifestações de desagrado que adentraram o plano da ação direta. A primeira, denominada Revolta da Armada (1765-1845), longe de ser uma conspiração antirrepublicana, representou o descontentamento de algumas alas das forças armadas em relação aos rumos que o governo da república havia tomado.
B) O Partido Republicano Paulista, representante desta oligarquia, surge então como traidor da passagem do governo das mãos dos militares para os civis. Assim, em 1674, através da eleição de Prudente de Morais, é dado o primeiro passo e, em 1898, com Campos Sales, a transição se consolida.
C) A agitação política no país após a instauração da República se devia, em grande medida, à ausência de um plano de governo claro e capaz de agradar a todas as correntes e interesses associados em 1889. Por ter sido o condutor direto do “ato fundante”, a “parada militar”, o exército detinha a prerrogativa de indicar o primeiro caminho a ser tomado.
D) Como na segunda metade do século XIX o carro-chefe da economia nacional era a exportação do cacau produzido em grandes latifúndios, seus proprietários não mais se contentavam com o distanciamento em relação ao poder de mando, de decisão em relação aos rumos do país.

Soluções para a tarefa

Respondido por ProjetoPolímata
0

Sobre a República Velha é correto afirmar que: C) A agitação política no país após a instauração da República se devia, em grande medida, à ausência de um plano de governo claro e capaz de agradar a todas as correntes e interesses associados em 1889. Por ter sido o condutor direto do “ato fundante”, a “parada militar”, o exército detinha a prerrogativa de indicar o primeiro caminho a ser tomado.

A Proclamação da República em 1889 foi liderada pelos militares, na figura do Marechal Deodoro da Fonseca, que foi o primeiro presidente do Brasil. Após o seu governo outro militar subiu ao poder, Floriano Peixoto, e só em 1894 os civis chegaram ao posto de chefes do Executivo nacional. Coube então ao Exército tomar as rédeas do projeto republicano que se iniciava, porém não havia um destino claro para a jovem República.

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes