A tomada da cidade de Jerusalém foi narrada assim pelo historiador árabe Ibn al-Athir:
A população da Cidade Santa foi morta pela espada, e os franj* massacraram os muçulmanos durante uma semana. Na mesquita [...], eles mataram mais de 70 mil pessoas.
glossário
*franj: os francos, os soldados cruzados.
Para os árabes, os soldados invasores eram "bestas selvagens", atrasados, ignorantes das artes e das ciências e fanáticos religiosos que não hesitavam em queimar mesquitas e dizimar populações inteiras.
MAALOUF, Amin. As Cruzadas vistas pelos árabes. São Paulo: Brasiliense, 1988. p. 56-57. Adaptado.
a) Descreva a visão que os árabes tinham dos europeus e a visão que os europeus tinham dos árabes no período das Cruzadas. Compare-as.
b) Quais foram as consequências das Cruzadas para a Europa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Plurall
Explicação:
a) O historiador árabe apresenta os europeus como assassinos que desrespeitaram a “cidade santa” e a religiosidade muçulmana. Evidências do quanto os árabes tendiam a enxergar os europeus como povos de cultura inferior. Para muitos cristãos, os árabes eram tradicionalmente apresentados como um povo possuidor de uma religiosidade que afrontava o cristianismo e que haviam se apossado da cidade sagrada de Jerusalém.
b) A ampliação dos contatos culturais e comerciais com o mundo muçulmano e bizantino, principalmente através do Mediterrâneo.
a) Durante todas as Cruzadas, os árabes recusaram-se a abrir-se às ideias dos ocidentais, enquanto os ocidentais sempre se beneficiaram dos avanços da civilização muçulmana: transmissão da herança grega, conhecimento científico, indústria, agricultura.
b) as consequências das Cruzadas para a Europa foi que elas expandiram a influência do papado no mundo ocidental e até, por um tempo, entre os cristãos orientais, embora as diferenças entre o cristianismo oriental e ocidental tenham se acentuado e feito a separação entre o cristianismo fé irreversível Igreja Católica e Igreja Ortodoxa.
As Cruzadas
As Cruzadas foram uma série de guerras religiosas promovidas pela Igreja Católica na Idade Média. Essas campanhas militares tinham como objetivo declarado a recuperação do cristianismo da região do Oriente Médio conhecida como Terra Santa, que estava sob o domínio do Islã desde o século VII. Em muitos casos, essas cruzadas levaram à perseguição contra judeus, cristãos ortodoxos gregos e russos. Os participantes cruzados, conhecidos como cruzados, faziam votos religiosos temporários e recebiam indulgência por seus pecados.
As cruzadas foram lançadas para libertar os “Lugares Santos”, ou seja, as regiões onde Jesus Cristo viveu, da dominação muçulmana. Suas origens remontam a 1095, quando o imperador bizantino Aleixo I solicitou proteção para os cristãos orientais ao papa Urbano II, que no Concílio de Clermont começou a pregar a Cruzada.
a) a visão que os árabes tinham dos europeus e a visão que os europeus tinham dos árabes no período das Cruzadas.
Durante todas as Cruzadas, os árabes se recusaram a se abrir às ideias ocidentais, enquanto os ocidentais sempre se beneficiaram dos avanços da civilização muçulmana: transmissão da herança grega, conhecimento científico, indústria, agricultura.
As razões para participar das Cruzadas foram diversas. O mais visível era o fervor religioso que podia ser experimentado por todas as camadas sociais da cristandade ocidental, motivados pela defesa da Terra Santa ou pela indulgência plenária. Mas a ambição política de alguns nobres que queriam conquistar territórios e os interesses econômicos de setores da baixa nobreza ou de status social menos privilegiado que se beneficiavam do roubo, saque ou obtenção de terras para usufruto também eram importantes.
b) As Cruzadas tiveram várias consequências na Europa e no Oriente Médio, incluindo:
- Pararam o avanço do Islã em direção ao Ocidente e preservaram a hegemonia cristã na Europa.
- Eles expandiram a influência do papado no mundo ocidental e mesmo, por um tempo, entre os cristãos orientais, embora as diferenças entre o cristianismo oriental e ocidental se acentuassem e tornassem irreversível a separação entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa.
- Eles determinaram o declínio do Império Bizantino, que finalmente se desintegrou em 1453 após a queda de Constantinopla para os turcos otomanos.
- Aumentaram a presença cristã nas regiões do Oriente Médio e em outros lugares da Ásia, incluindo a promoção das missões franciscanas e dominicanas.
Você pode ler mais sobre as cruzadas no seguinte link:
https://brainly.com.br/tarefa/45924478
#SPJ2