a) Tipos de relevo:
b) Tipos de rochas:
c)Planaltos:
d) Planícies:
e) Depressões:
PRECISO DE AJUDA URGENTE!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
relevo .. montanhas planícies planaltos e depressões
rochas ..existem três tipos principais as rochas ígneas ou magmáticas as rochas metamórficas e as rochas sedimentares
planaltos .. Planalto sedimentar formados por rochas sedimentares Planalto cristalino formado por rochas cristalinas Planalto basáltico formados por rochas vulcânicas
planície é uma grande área geográfica com pouca ou raramente nenhum tipo de variação de altitude como um deserto ou um pântano
a depressão é uma forma de relevo com irregularidade que possui leve inclinação por conta do desgaste ocorrido em uma decorrência a ação do vento e da água e altitude que pode ir de 100 A 500 metros
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
a) O relevo corresponde às variações que se apresentam sobre a camada superficial da Terra. E foi elaborada uma classificação do relevo terrestre com base em suas características principais, dividindo-o em quatro diferentes formas de relevo: as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões.
b) Rocha é a união natural de minerais, compostos químicos definidos quanto à sua composição,alguns exemplos de minerais: quartzo, grafita, calcita, mica, feldspato, talco, diamante.
• ígneas ou magmáticas: são rochas formadas pelo esfriamento e solidificação de elementos endógenos, no caso, o magma pastoso. São exemplos de rochas magmáticas: granito, basalto, diorito e andesito.
• Sedimentares: esse tipo de rocha tem sua formação a partir do acúmulo de resíduos de outros tipos de rochas. São exemplos de rochas sedimentares: areia, argila, sal-gema e calcário.
• Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura. São exemplos de rochas metamórficas: gnaisse (formada a partir do granito), ardósia (originada da argila) e mármore (formação calcária).
c) Os planaltos – também chamados de platôs – são definidos como áreas mais ou menos planas que apresentam médias altitudes, delimitações bem nítidas, geralmente compostas por escarpas, e são cercadas por regiões mais baixas. Neles, predomina o processo de erosão, que fornece sedimentos para outras áreas. Existem três principais tipos de planaltos: os cristalinos, os basálticos e os sedimentares.
d) São áreas planas e com baixas altitudes, normalmente muito próximas ao nível do mar. Encontram-se, em sua maioria, próximas a planaltos, formando alguns vales fluviais ou constituindo áreas litorâneas. Caracterizam-se pelo predomínio do processo de acumulação e sedimentação, uma vez que recebem a maior parte dos sedimentos provenientes do desgaste dos demais tipos de relevo.
e) São áreas rebaixadas que apresentam as menores altitudes da superfície terrestre. Quando uma localidade é mais baixa que o seu entorno, falamos em depressão relativa, e quando ela se encontra abaixo do nível do mar, temos a depressão absoluta. O mar morto, no Oriente Médio, é a maior depressão absoluta do mundo, ou seja, é a área continental que apresenta as menores altitudes, com cerca de 396 metros abaixo do nível do mar.