Português, perguntado por wasmuth, 10 meses atrás

A TESE (principal opinião defendida no texto) defendida no editorial é a de que * Brasil no ranking mundial da corrupção (29/01/2016) O lugar do Brasil no ranking internacional da corrupção não era bom. Ficou pior. Não é surpresa que o mais recente ranking internacional da corrupção tenha apontado o Brasil com o pior desempenho no mundo. A lista é produzida pela respeitada Transparência Internacional, a ONG com sede em Berlim, fundada em 1993 por um ex-funcionário do Banco Mundial, que empunha a bandeira do combate à corrupção. A Transparência Internacional assevera que não investiga nem relata casos isolados de corrupção. Seu objetivo é desenvolver ferramentas para combater a corrupção. Para isso, age em parceria com outras organizações afins, empresas e governos. A cada ano, a Transparência Internacional produz um relatório no qual se analisam os índices de percepção de corrupção dos países do mundo. O lugar do Brasil no ranking internacional da corrupção não era bom. Ficou pior. A Transparência Internacional coloca o Brasil na 76ª posição no ranking de 168 países, uma queda de sete posições em comparação ao relatório anterior. O ranking é montado a partir de sondagens colhidas por diferentes entidades. Segundo o levantamento, o Brasil empata com Burkina Fasso e Zâmbia, mas perde para países como El Salvador, Bulgária e África do Sul. Dos 100 pontos possíveis, o Brasil conseguiu 38. Portanto, abaixo da média de pontuação do mundo ou mesmo das Américas. Ressalte-se que o índice (ou o ranking) é estruturado com base na coleta de percepções. É evidente que o estouro do escândalo da Petrobras e toda a sujeira levantada pela Operação Lava Jato são os responsáveis pela queda do Brasil no ranking internacional. A questão para refletir é a seguinte: mesmo com a corrupção provada e admitida, o Brasil criou barreiras para que os escândalos não se repitam? A resposta é “não”. Um dos estímulos principais à corrupção permanece intacto. No caso, o fatiamento político do setor público como forma de manter o poder. É um problema que se estende também a estados e municípios. Em contrapartida, é importante ressaltar que a maior percepção da corrupção no Brasil se deu em função do trabalho de instituições como o Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal. A imprensa livre é outro fator determinante. Porém, o avanço só se dará com menos impunidade e porteiras fechadas para os ladrões. Fonte: a) O Brasil está abaixo da média de pontuação do mundo ou mesmo das Américas com relação à corrupção. b) O escândalo da Petrobras e da Operação Lava Jato contribuíram para a queda do Brasil no ranking internacional. c) O Brasil não criou barreiras para que os atos de corrupção e, por consequência, os escândalos não se repitam mais. d) A maior percepção da corrupção no Brasil se deu em função do trabalho de instituições como o Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal. e) O avanço só se dará com menos impunidade e porteiras fechadas para os ladrões.


wasmuth: RESPOSTA CORRETA....c) O Brasil não criou barreiras para que os atos de corrupção e, por consequência, os escândalos não se repitam mais.
taisLione123: oi

Soluções para a tarefa

Respondido por amarovipa
91

Resposta:Letra C

Explicação: A opinião do editorial encontra-se na conclusão do texto.

Respondido por heloisagoncalves745
93

A TESE defendida no editorial é a de que: O Brasil não criou barreiras para que os atos de corrupção e, por consequência, os escândalos não se repitam mais.

Dessa forma, a alternativa correta é a letra C.

Vamos entender melhor o que é a tese?

A tese é a principal opinião defendida no texto, ou seja, é a ideia central do texto sobre o problema apresentado.

Salvo exceções, a tese está explícita desde a introdução do texto. Dessa forma, o leitor deve compreender qual a ideia principal do texto desde o primeiro parágrafo.  

A partir da tese, são construídos os argumentos, que nada mais são do que os motivos, ou as razões utilizadas como forma de convencer o leitor da validade da tese que está sendo trabalhada.

Uma dica muito interessante é escolher primeiro os argumentos e depois a tese. Fazendo-se dessa forma, a tese será uma espécie de roteiro para as ideias que aparecerão nos parágrafos seguintes.

É importante lembrar que a tese não deve ser inserida bruscamente, deve ser trabalhada de forma contextualizada, para atrair a atenção do leitor. Por este motivo, tendo-se a introdução como um spoiler do texto, é que ela é usualmente inserida no inicio da produção textual.

Tendo-se um planejamento, há mais chances de se construir um bom  texto. Então atente-se:

  • Tenha um norte estalecido ao começar a produzir o texto
  • Deixe os elementos interligados
  • Priorize a construção de uma argumentação coerente e sem falhas

Continue seus estudos em:

https://brainly.com.br/tarefa/509757

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes