A Terra plana ou redonda? Justifique sua resposta com dados científicos ( a inclinação de seu eixos e a incidência diferenciada de raios solares no planeta, as estações do ano, as zonas térmicas, as regiões polares e suas inter-relações).
Me ajudem por favor :)
Soluções para a tarefa
Resposta:
redonda
explicação :
Provas do real formato da Terra
Há mais de dois mil anos, após observar o posicionamento de estrelas, o filósofo grego Aristóteles entendeu que o único formato possível para a Terra deveria ser o circular. Em 500 a.C., os gregos, além de perceberem o posicionamento diferente das estrelas quando vistas em pontos distintos da Terra, também notaram que os navios mostravam somente o mastro quando começavam a aparecer no horizonte.
Grandes navegações
Fernão de Magalhães, no século XVI, executou a primeira circum-navegação bem-sucedida. Ao navegar sempre na mesma direção, seu navio retornou ao ponto inicial da viagem, comprovando que o planeta é redondo.
Fuso horário
Os fusos horários são outra comprovação do formato circular do planeta. Caso a Terra fosse plana, o Sol deveria brilhar ao mesmo tempo para todos os habitantes. Entretanto, o que vemos é a alternância entre dia e noite para diferentes pontos no planeta.
Explorações espaciais
A ida do homem ao espaço, iniciada com a viagem de Yuri Gagárin, o lançamento de satélites e o movimento da Estação Espacial Internacional comprovaram por meio de inúmeras imagens o formato circular da Terra.
A gravidade
Davis esclarece que, segundo o que sabemos sobre a força gravitacional, ela puxa tudo para o centro.
Então, quanto mais longe do centro do disco, mais a gravidade puxaria as coisas horizontalmente. Isso teria efeitos estranhos, como sugar toda a água do mundo para o centro do disco, e fazer com que árvores e outras plantas crescessem diagonalmente, já que elas se desenvolvem na direção oposta à da gravidade.
Caminhar também seria uma tarefa complicada, com uma força que nos empurraria rumo ao centro quando tentássemos chegar à borda do disco. Seria como subir uma encosta muito inclinada.
O Sistema Solar
O modelo de Sistema Solar que prevalece hoje situa o Sol no centro da nossa galáxia e a Terra circulando ao seu redor, graças uma órbita que nos aproxima e nos distancia desse astro de acordo com a época do ano.
Os terraplanistas colocam a Terra no centro do Universo, onde o Sol opera como uma lâmpada que irradia luz e calor de lado a outro do planeta, mas não falam de uma órbita.
Os planetas do Sistema Solar giram ao redor do Sol atraídos por sua gravidade
Os planetas do Sistema Solar giram ao redor do Sol atraídos por sua gravidade
Davis acredita que, sem essa órbita ou a força gravitacional do Sol, nada impediria que o planeta fosse expelido para fora do Sistema Solar.
Além disso, o Sol teria que ser menor do que a Terra, caso contrário poderia nos queimar ou cair sobre nós. Davis destaca, no entanto, haver medições suficientes que mostram que o Sol tem 100 vezes o diâmetro da Terra.
Campo magnético
As leis da física que conhecemos hoje em dia estabelecem que o núcleo da Terra gera seu campo magnético.
As belas auroras boreais são produzidas quando o vento solar se choca com o campo magnético da Terra
Em um planeta plano, segundo os defensores desse modelo, esse campo não existe. Sendo assim, diz o especialista, não haveria uma atmosfera, o que faria com que o ar e os mares fossem parar no espaço. É o que ocorreu em Marte quando o planeta perdeu seu campo magnético.
Atividade tectônica
O movimento das placas tectônicas e os movimentos sísmicos são explicados apenas com uma Terra redonda. "Só em uma esfera as placas se encaixam de uma forma sensata", diz Davis.
Os movimentos das placas de um lado da Terra afetam os movimentos no outro lado. As áreas da Terra que criam formações para cima da crosta terrestre, como a Cordilheira dos Andes, são contrabalanceadas por outras que formam depressões, como os vales.
Nada disso seria explicado adequadamente com uma Terra plana. Não seria possível entender por que existem montanhas ou terremotos.
Essas e muitas outras evidências confirmam, portanto, que o planeta possui formato esférico e é achatado nos polos. Além disso, a Terra mantém um movimento de rotação com velocidade de 1645 km/h e gira ao redor do Sol, estrela que nos fornece luz e calor.