Biologia, perguntado por k6arlamillyuc, 1 ano atrás

A Terra, graças a sua evolução ao longo de alguns bilhões de anos, propiciou condições para a existência da vida, vindo a ser, hoje, a casa da humanidade. É sobre ela que vivemos, construímos nossas edificações, e dela que extraímos tudo o que é necessário para a manutenção da espécie tal como água, alimento e matérias-primas para a produção de energia e fabricação de todos os produtos que usamos e consumimos. Contudo, também é nela que depositamos nossos resíduos, tanto industriais como domésticos. TAIOLI, U. G. C. F. A Terra, a humanidade e o desenvolvimento sustentável. In_____ Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Texto, 2000, p. 517-28. A história retrata a decadência de várias civilizações devido ao uso inadequado do ambiente, assinale a alternativa que se refere a uma alteração química, indesejável, para o solo. Escolha uma: a. Assoreamento de rios, devido à deposição de material sedimentar. b. Extração da floresta e substituição por plantas rasteiras que, geralmente são manipuladas de forma inadequada, levando a exposição do solo. c. Perda de biodiversidade, devido à domesticação de algumas espécies e extinção de outras que são consideradas daninhas. d. Desequilíbrio ecológico devido ao uso inadequado de irrigação e fertilizantes, levando a salinização e contaminação do solo. e. A modernização do campo e a mecanização agrícola cooperam com a mudança do homem para a cidade, sem condições financeiras e instrução adequada se estabelecem em áreas periféricas inadequadas à ocupação.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
1
Boa tarde!

a. Assoreamento de rios, devido à deposição de material sedimentar.
Incorreta, pois assoreamento não é uma alteração química.

b. Extração da floresta e substituição por plantas rasteiras que, geralmente são manipuladas de forma inadequada, levando a exposição do solo.
A substituição de plantas não é uma alteração química.

c. Perda de biodiversidade, devido à domesticação de algumas espécies e extinção de outras que são consideradas daninhas.
O mesmo que a anterior.

d. Desequilíbrio ecológico devido ao uso inadequado de irrigação e fertilizantes, levando a salinização e contaminação do solo.
O uso inadequado de fertilizantes prejudica a condição química do solo, impedindo o pleno desenvolvimento das espécies.

e. A modernização do campo e a mecanização agrícola cooperam com a mudança do homem para a cidade, sem condições financeiras e instrução adequada se estabelecem em áreas periféricas inadequadas à ocupação.
A ocupação em áreas periféricas não é um problema natural e nem químico, mas social.

A resposta, portanto, é a alternativa d).

Um abraço!
Perguntas interessantes