A Terra formou-se junto com o Sistema Solar, e a configuração da sua superfície traz impressas as marcas de sua longa história geológica. As placas rochosas que formam a litosfera ajudam a contar essa história.
No início do século XX, a descoberta da radioatividade permitiu a datação científica da idade das rochas e desvendou os segredos do tempo geológico. A linguagem da geologia saltou dos milhões para os bilhões de anos.
Nesse contexto, é interessante refletir sobre as placas tectônicas, uma vez que elas se
A
tornam a negação da veracidade da teoria da deriva continental, não servindo de arcabouço científico, já que a crosta é formada por tais placas rochosas unidas e fixas sobre o material magmático da astenosfera.
B
apresentam com limites bem conhecidos atualmente, o que contribui para os estudos da geologia, apesar de pouco contribuir para a prevenção de abalos sísmicos, que não podem sequer ter seus efeitos minimizados.
C
concretizam como peças importantes no estudo detalhado do fundo dos oceanos, iniciado com o uso do sonar na 2ª Guerra Mundial e que ajudou a fornecer uma explicação plausível para a migração das massas continentais.
D
mantêm em uma relação dinâmica com o magma da astenosfera e configuram as massas continentais do planeta, alterando definitivamente a disposição das formas da superfície, bem como a composição do núcleo.
E
deslocam de modo autônomo e livre de quaisquer forças, convergindo, divergindo ou movendo-se em direções paralelas, formando, em todos esses casos, dobramentos, posteriormente sob efeito dos processos erosivos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
alguém né ajuda quero saber também
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
ENEM,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Direito,
1 ano atrás