a terra e plana ou oca?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A terra NÃO é plana e NEM oca.
Explicação:
O planeta Terra, na verdade, não é exatamente redondo, ou seja, ele não forma uma esfera perfeita. O mais correto é dizer que ele possui um formato geoide, mais próximo à forma de uma elipse, o que se explica em razão do achatamento do planeta nos polos em função do movimento de rotação.
Mas por que a Terra é redonda?
A Terra, assim como os demais planetas do universo, possui esse formato arredondado por causa da ação da força da gravidade. Essa é a mesma força que nos mantém sobre o chão, pois ela “puxa” tudo em direção ao centro do planeta.
Quanto maior for a massa de um planeta, maior será a força da gravidade. Assim, pequenos corpos celestes (como os meteoros e os asteroides) não são redondos, pois a gravidade deles é praticamente nula.
Graças à ação dessa força que puxa tudo para o seu centro, os planetas (incluindo o nosso) ficam redondos por essa ser a única forma em que todos os pontos da superfície ficam a uma mesma distância do centro, ou seja, a forma esférica é a mais estável possível.
Resumindo:
Durante o surgimento do universo, as partículas que formam a matéria foram se juntando aos poucos. À medida que ficavam grandes, essas massas adquiriam a sua própria força da gravidade, que, aos poucos, foi modelando a superfície desses planetas até eles ficarem mais arredondados.
Resposta:O ano é 2018 e, mesmo com décadas de exploração espacial, nos permitindo ver a Terra do espaço, o movimento que defende a Terra Plana ainda tem sua expressão. Mas os chamados terraplanistas não são os únicos a rejeitar o formato redondo do nosso planeta: tem gente que acredita que a Terra é oca (havendo humanoides vivendo ali dentro, sem contato com o mundo exterior), e também existe a pesquisa Terra Convexa – cujos experimentos acabam de ser disponibilizados em um documentário.
Foram sete anos de investigações com experimentos realizados por pesquisadores brasileiros do Dakila Pesquisas, junto ao Centro Tecnológico Zigurats (CTZ), contando, ainda, com profissionais de países como os Estados Unidos, Rússia, Chile, Holanda e Espanha. Segundo o grupo, os resultados comprovam que a Terra não é esférica.
Um dos sete experimentos realizados (o geodésico), constituiu em medir distâncias entre as bases e os topos de um prédio no Rio Grande do Sul e outro no Rio Grande do Norte, usando o nível do mar como referência. Segundo Urandir de Oliveira, um dos autores do projeto, "as medidas foram iguais" e "se a Terra fosse redonda, a medida da distância entre as bases deveria ser inferior à medida das partes superiores dos prédios, porque elas estariam acompanhando a curvatura da Terra".
Explicação: