A terra e as suas riquezas, recentemente, são a grande propulsora da dinâmica da questão indígena. Podemos acompanhar nos noticiários impressos ou televisivos o conflito entre governo, índios, grandes latifundiários e grileiros no que diz respeito à demarcação e invasão das terras.
Sobre esse assunto, indique das afirmativas abaixo são verdadeira (V) e quais são falsas (F).
( ) Os povos indígenas retém em seus direitos a posse efetiva, reconhecida oficialmente ou em potencial de aproximadamente 13% do território nacional. Desafiam, assim, políticas desenvolvimentistas autoritárias, interesses mineradores e madeireiros, empresas agropecuárias sustentadas por benefícios fiscais e financeiros, o capital nacional e o multinacional.
( ) Os interesses dominantes dos professores freiam qualquer tentativa do governo ou fora dele em estabelecer a demarcação de terras indígenas.
( ) O direito - congênito e originário - dos indígenas sobre suas terras, independente de titulação ou reconhecimento formal, consagrado ainda no início do processo de colonização, foi mantido no sistema legal brasileiro, garantindo, em toda a sua real e completa plenitude, a preservação e respeito às terras indígenas, sem a necessidade de aplicar maiores medidas de proteção dessas terras.
( ) Nos anos 1990, a garantia do direito originário dos povos indígenas às suas terras passou a se alicerçar sobre o estudo minucioso da territorialidade dos diferentes povos indígenas, considerando-se não apenas seus usos passados e presentes, mas também a perspectiva de uso futuro, tudo isso “segundo seus usos, costumes e tradições”, conforme o art. 231 do texto constitucional.
Escolha uma:
a. F, F, V, V.
b. V, F, V, V.
c. V, F, F, V.
d. V, F, V, F.
e. F, V, V, F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Letra: C V, F, F, V
Explicação:
keiteamorim:
corretíssimo!
Respondido por
0
Resposta:
C VFFV
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Espanhol,
9 meses atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás