A Teoria X e a Teoria Y foram identificadas por Douglas McGregor em seu principal livro "Aspectos Humanos da Empresa". Nessa obra, ele tinha o sentido de evidenciar como, provavelmente, ocorreria a influência de uma pessoa sobre a outra no dia a dia de trabalho. McGregor somente se refere à teoria, chamando-as de X e de Y. Não pretendia lhes dar quaisquer conotações de valor, de certo ou de errado, de bom ou de mau, de melhor ou de pior, de verde ou de maduro, de amarelo ou de azul. Evitou, assim, qualquer julgamento valorativo ou expressão de preferência. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 18. Sobre o conteúdo estudado e conforme o texto, associe a primeira com a segunda coluna. ( 1 ) Teoria X ( ) Ela era centrada na produção, sendo autocrática, passando a ter um controle externo. ( 2 ) Teoria Y ( ) Essa teoria é centrada no empregado, sendo mais democrática, passando a ter um controle interno. ( ) Ela considera que as pessoas, por natureza, gostam do trabalho, querem fazer o melhor e são motivadas pelo autocontrole e autodesenvolvimento. ( ) Nessa teoria a natureza humana considera que as pessoas são preguiçosas, têm falta de ambição, precisam ser conduzidas e têm baixo nível de motivação. Assinale a sequência correta:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A Teoria X defende que os funcionários vêem o trabalho como um mal necessário para obter o sustento, enquanto a Teoria Y diz que o indivíduo vê o trabalho como algo natural, quase como se fosse lazer. Desta forma, podemos averiguar como as Teorias X e Y se propuseram a observar os aspectos positivos e negativos da natureza humana.
Enquanto a Teoria X é focada na produção, sendo autocrática e de controle externo, a Teoria Y foca no empregado, sendo democrática e de controle interno.
Logo, a sequência correta é 1 - 2 - 2 - 1. Alternativa 4
Perguntas interessantes