“A Teoria Sistêmica passa a ganhar força trazendo a proposta de mudança no foco das teorias clínicas do indivíduo para os sistemas ___________, ou seja, do intrapsíquico para o ___________. Dessa forma, nas décadas de 50 e 60, ocorre um movimento de combinação entre abordagens já consolidadas, tais como a psicanalítica, e novos conceitos baseados na Teoria dos Sistemas, na Cibernética e na Teoria da Comunicação. Desta combinação nasce uma ‘nova perspectiva sobre a __________ e reciprocidade do comportamento humano e seu desenvolvimento dentro da rede de relações e da cultura da comunicação dentro da família’ (Kreppner, 2003, p. 202)” (GOMES et al., 2014, [s.p.]). Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto: a) humanos, inter-relacional, complexidade. b) fechados, intersubjetivo, colaboração. c) simples, objetivo, coautoria. d) inter-relacionais, comportamental, simplicidade. e) cibernéticos, inter-relacional, simplicidade
Soluções para a tarefa
“A Teoria Sistêmica passa a ganhar força trazendo a proposta de mudança no foco das teorias clínicas do indivíduo para os sistemas HUMANOS, ou seja, do intrapsíquico para o INTER-RELACIONAL. Dessa forma, nas décadas de 50 e 60, ocorre um movimento de combinação entre abordagens já consolidadas, tais como a psicanalítica, e novos conceitos baseados na Teoria dos Sistemas, na Cibernética e na Teoria da Comunicação. Desta combinação nasce uma ‘nova perspectiva sobre a COMPLEXIDADE e reciprocidade do comportamento humano e seu desenvolvimento dentro da rede de relações e da cultura da comunicação dentro da família’ (Kreppner, 2003, p. 202)” (GOMES et al., 2014, [s.p.]).
Assim, como se vê pelo que foi completado acima, a resposta é a alternativa a) Humanos, inter-relacionais, complexidade.
A ideia de Teoria Sistêmica lança um olhar panorâmico sobre a vida e a sociedade, pensando o ser humano como parte de um grande processo que funciona através das correlações e dos contatos entre os diferentes indivíduos em seus diferentes contextos que acabam atuando em conjunto, ainda que de maneira independente numa visão macroscópica.