“A teoria psicanalítica tem sido a grande base de apoio para as psicoterapias breves. Freud em Linhas de progresso na terapia psicanalítica, de 1918-19 dá ênfase aos métodos “ativos”. Neste trabalho, mostra seu reconhecimento de que a psicoterapia psicanalítica clássica não atinge um número significativo de pessoas. Em função dessa preocupação, alguns profissionais de orientação analítica investiram na busca de soluções mais adequadas para o problema, modificando a técnica tradicional: dentre eles Ferenczi (1980), com a Técnica Ativa; Malan (1963, 1981, 1983) com a Psicoterapia Breve Intensiva; Lengruber (1984) dentro de uma realidade brasileira; Gilliéron (1986) com a Psicoterapia Breve de Inspiração Psicanalítica (PBIP); Mann (1973) com sua “Psicoterapia de tempo limitado”; Knobel (1986) enfatizando a necessidade do diagnóstico holístico, psicobiosocial, fenomenológico e metapsicológico; Zimermmann (1982) que contribuiu para o estudo da Psicoterapia de base Psicanalítica de forma didática.
Soluções para a tarefa
Acerca da Psicoterapia Breve, é correto o que se afirma em I, III e IV apenas.
Psicoterapia Breve
A Psicoterapia Breve é uma terapia de curta duração, durando até, no máximo, 1 ano. Nesse sentido, é focalizada em uma questão específica, com objetivos limitados e metas reduzidas.
Assim, o processo terapêutico volta-se às necessidades imediatas do paciente/cliente, girando em torno de uma queixa principal e específica, em busca de resultados mais rápidos que promovam qualidade de vida.
Para isso, se baseia em um tripé composto por foco, atividade e planejamento, a partir do qual montam-se estratégias de acordo com cada paciente/cliente, sendo estas estratégias flexíveis e alteráveis ao longo do percurso.
Por isso, é correto somente o que se afirma em I, III e IV:
- I. É uma modalidade de psicoterapia com objetivo passível de ser atingido em período de tempo limitado e com foco bem definido.
- III. É uma modalidade de psicoterapia cuja duração pode ou não ser estabelecida previamente e é influenciada pelas estratégias clínicas a serem adotadas.
- IV. É uma modalidade de psicoterapia alicerçada no foco do trabalho, nas estratégias a serem adotadas e nos objetivos a serem atingidos.
Aprenda mais sobre a Psicoterapia Breve:
https://brainly.com.br/tarefa/51326524
#SPJ2