Filosofia, perguntado por raynarasampaio, 10 meses atrás

A teoria política moderna é um conjunto de ideias que estruturaram uma nova visão de mundo - o ethos moderno. Tais ideias, contrárias ao ethos medieval, estruturaram uma fundamentação laica e antropocêntrica dos fenômenos sociais e políticos. A secularização do pensamento político levou os filósofos modernos a buscarem uma justificação racional para legitimar o poder do Estado. Surgiu, assim, na filosofia uma busca pela fundamentação sobre a origem do Estado, não no sentido de uma origem histórica, mas no sentido da fundamentação lógica do seu princípio e da legitimidade da ordem social e política não mais fundada numa concepção teológica. Tal fundamentação, base da democracia liberal moderna e do Estado moderno, estrutura o conceito de Estado de Direito - termo jurídico que simboliza a existência de uma ordem social, na qual o Estado tem seu poder limitado pela lei e legitimado pela representatividade e os cidadãos têm seus direitos fundamentais garantidos.Sobre a fundamentação teórica da democracia liberal moderna podemos afirma que se sustenta: I. numa concepção de sociedade chamada de contratualista, decorrente dos conceitos de estado de natureza e de pacto social, estruturada na obra O Leviatã de Thomas Hobbes. II. na concepção de John Locke, em Ensaio sobre o governo civil, de que o poder político tem uma origem democrática, parlamentar, que não pode ser exercido tiranicamente sobre os cidadãos, que têm o direito natural de se insubordinarem ao Estado, quando ele usurpa de seu poder. III. na concepção defendida por Rousseau em O Contrato Social, de que os homens nascem livres e iguais. IV. na defesa de Voltaire do direito à liberdade de expressão e na sua luta contra a influência da autoridade clerical na organização política. V. na defesa de Hobbes em O Leviatã de um estado, cujo poder soberano seja absoluto e capaz de manter a ordem política, de tal forma que se alguém "tentar depor seu soberano e for por ele castigado, devido a essa tentativa, será o autor de seu próprio castigo, dado que por instituição é autor de tudo quanto seu soberano fizer". (HOBBES. Leviatã. Col. Os pensadores. São Paulo: Abril, 1979, p. 81). As afirmativas corretas são APENAS: *

1 ponto

a) I, II, III e IV.

b) I, II, III e V.

c) I, II, IV e V.

d) II, III, IV e V.

e) I, II, III, IV e V.​

Soluções para a tarefa

Respondido por kaiocesarmoraes
2

Resposta: alternativa E

Explicação:

Rodas as alternativas são prelúdio ao direitos constitucionais

Perguntas interessantes