A teoria funcionalista compreende a sociedade como um organismo, no qual cada grupo ou sujeito desempenha funções essenciais para a manutenção do equilíbrio e até mesmo da existência desse organismo. Assim, as organizações sociais, tais quais as dinâmicas e os laços estabelecidos se vinculariam a um escopo mais amplo, orientados à manutenção da sociedade. No contexto do período entreguerras mundiais, a perspectiva determinista do funcionalismo cedeu espaço às perspectivas do estruturalismo e, especialmente, às abordagens da teoria crítica frankfurtiana. A perspectiva funcionalista, no entanto, é resgatada e aplicada na análise de dois objetos: as instituições e as relações internacionais. A partir da década de 1990, a chamada perspectiva “neofuncionalista” estuda as formas de articulação entre os Estados em tópicos. Considerando as instituições como espaços socio-ocupacionais para profissionais do Serviço Social, e observando a análise do desempenho como um viés interpretativo especialmente orientado para as relações de trabalho no contexto institucional, dedique-se ao Desafio a seguir:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Caro gerente-geral,
A ONG Re-Começar trabalha com a perspectiva da reinserção no mercado de trabalho de pessoas que, devido a características específicas de suas trajetórias de vida, como a maternidade ou a velhice, terminam por perder seus postos e até possíveis oportunidades de emprego.
Sabemos, entretanto, que esses dois grupos sociais — mães e pessoas idosas — são ainda consumidores e contribuintes fiscais, além de parte essencial do contexto social. Não há estabilidade social e nem mesmo a possibilidade de constituir uma sociedade para as gerações futuras sem os sujeitos sociais que integram esses dois grupos — e dos quais boa parte da população brasileira fará parte em algum momento da trajetória de vida.
Pensando nesse contexto e tendo em vista o ideal de integração e justiça social, escrevo-lhe com a expectativa de que possamos, aliando nossas duas instituições, constituir um programa de oferecimento de vagas de trabalho para componentes desses dois grupos sociais em sua empresa, considerando para isso as necessidades dos cuidados das mães com seus filhos, e dos idosos com as possíveis limitações correlatas à idade. Esse projeto pode auxiliar na diminuição da discriminação desses grupos no mercado de trabalho, além de inserir nossas perspectivas a suas equipes de trabalho, colaborando para a criação de um mercado de trabalho mais integrado e, por fim, de uma sociedade equilibrada e mais justa.