A Teoria Estruturalista que surgiu por volta da década de 50, e aparece para contestar as escolas de administração. Ela surge após alguns desdobramentos de autores que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas, ou seja, começa-se estudar e reconhecer os fenômenos organizacionais, se interligam, interpenetram e interagem. Leia as afirmações abaixo, sobre como a administração estruturalista pode ser caracterizada pelos seguintes elementos: I. A organização é concebida como um sistema social aberto e deliberadamente construído. II. O sentido “homem organizacional” em contraposição ao “homem administrativo” do comportamentalismo, ao “homem social” da dinâmica de grupo, e ao “homem econômico” da administração científica, de Taylor. III. Os conflitos são considerados inevitáveis e até muitas vezes desejáveis, no que se refere às relações empresa-empregado. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Olá,
I. Verdadeiro. Um aspecto importante dessa teoria se refere ao fato das empresa focarem na sua inteiração com o ambiente externo. Ou seja, a organização é concebida como um sistema social aberto.
II. Falso. Na teoria estruturalista acredita-se no ‘homem organizacional’ em contraposição ao ‘homem administrativo’, entretanto, o 'homem social' é da teoria comportamentalista.
III. Verdadeiro. Na teoria do estruturalismo os conflitos realmente são considerados inevitáveis, sendo que eles se referem ao organizacional versus o individual, ou seja, advém das necessidades individuais entrarem em conflito com as necessidades da organização.
Abraços!
Respondido por
1
Alternativas: I, II e III
página do livro 86.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás